Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Escolas que praticam ensino de qualidade : o que elas têm em comum

Show full item record

Title: Escolas que praticam ensino de qualidade : o que elas têm em comum
Author: Amaral, Agostinho B. do
Abstract: Este trabalho é fruto do estudo de escolas distribuídas pelo mundo e que desenvolvem um ensino de qualidade. Por educação de qualidade entende-se que a escola desenvolva com o aluno atitudes e valores. Atitudes como cidadania, colaboração, autonomia, responsabilidade e valores como solidariedade, afetividade, respeito, compromisso com a sustentabilidade do planeta. Foram estudadas cinco escolas: Hadera (Israel) ? que tem a democracia como sistema e a declaração dos direitos humanos como constituição ?, Glashan (Canadá) com os 6Cs (caráter, cidadania, colaboração, comunicação e senso crítico), Fontan (Colômbia) ? que prioriza a autonomia e o compromisso social ?, La Cecilia (Argentina) ? que optou por preservar um valor, a Liberdade, e Projeto Âncora (Brasil) - que estimula a autonomia e os cinco valores (respeito, responsabilidade, honestidade, afetividade e solidariedade). Para vermos o que têm em comum, estabelecemos os seguintes parâmetros de análise para questionamentos: o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e o que avaliar. O recurso do ensino personalizado e de tutores foi uma constante. Outro aspecto relevante é o fato de as escolas terem uma proposição explícita de mundo; diferenciadas, porém claras, e em cuja coerência se deposita o sucesso da proposta.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/909
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789909.pdf 1.346Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account