dc.description.abstract |
Este trabalho é fruto do estudo de escolas distribuídas pelo mundo e que desenvolvem um ensino de qualidade. Por educação de qualidade entende-se que a escola desenvolva com o aluno atitudes e valores. Atitudes como cidadania, colaboração, autonomia, responsabilidade e valores como solidariedade, afetividade, respeito, compromisso com a sustentabilidade do planeta. Foram estudadas cinco escolas: Hadera (Israel) ? que tem a democracia como sistema e a declaração dos direitos humanos como constituição ?, Glashan (Canadá) com os 6Cs (caráter, cidadania, colaboração, comunicação e senso crítico), Fontan (Colômbia) ? que prioriza a autonomia e o compromisso social ?, La Cecilia (Argentina) ? que optou por preservar um valor, a Liberdade, e Projeto Âncora (Brasil) - que estimula a autonomia e os cinco valores (respeito, responsabilidade, honestidade, afetividade e solidariedade). Para vermos o que têm em comum, estabelecemos os seguintes parâmetros de análise para questionamentos: o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e o que avaliar. O recurso do ensino personalizado e de tutores foi uma constante. Outro aspecto relevante é o fato de as escolas terem uma proposição explícita de mundo; diferenciadas, porém claras, e em cuja coerência se deposita o sucesso da proposta. |
pt_BR |