Abstract:
|
A temática da adolescência denota por si umas das fases mais peculiares do desenvolvimento humano. Trata-se do ápice das transformações relacionadas aos aspectos físicos, biológicos, sociais e emocionais dos indivíduos. Justamente neste período ocorrem significativas alterações no desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, dando a ele contornos finais desta transição. A Neurociência ou Neurociências constitui-se em
uma área destinada ao estudo do sistema nervoso, em vários dos seus aspectos: morfológico, funcional e comportamental, entre tantos outros. A Neuroeducação ou Neurociência da Educação é um campo emergente do conhecimento que busca a integração entre a Neurociência e a Educação, visando compreender como o cérebro contribui para o aprendizado, buscando entender seu funcionamento durante a aquisição e consolidação de novas informações. O presente trabalho define-se como revisão bibliográfica narrativa que objetivou a discussão de aspectos do tema ensino e aprendizagem durante a adolescência, tendo a Neuroeducação como seu pano de fundo. Desta forma, as argumentações aqui apresentadas procuram salientar a importância de considerar-se o estado de desenvolvimento do sistema nervoso na busca por algumas estratégias de aprendizagem que melhor se adequam ao período da adolescência. |