Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Aspectos do processo de ensino-aprendizagem em adolescentes com base nos princípios da neuroeducação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Horn, Ângelo Cássio Magalhães pt_BR
dc.contributor.author Thumé, Valesca Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-26T03:19:17Z
dc.date.available 2023-10-26T03:19:17Z
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/897 pt_BR
dc.description.abstract A temática da adolescência denota por si umas das fases mais peculiares do desenvolvimento humano. Trata-se do ápice das transformações relacionadas aos aspectos físicos, biológicos, sociais e emocionais dos indivíduos. Justamente neste período ocorrem significativas alterações no desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, dando a ele contornos finais desta transição. A Neurociência ou Neurociências constitui-se em uma área destinada ao estudo do sistema nervoso, em vários dos seus aspectos: morfológico, funcional e comportamental, entre tantos outros. A Neuroeducação ou Neurociência da Educação é um campo emergente do conhecimento que busca a integração entre a Neurociência e a Educação, visando compreender como o cérebro contribui para o aprendizado, buscando entender seu funcionamento durante a aquisição e consolidação de novas informações. O presente trabalho define-se como revisão bibliográfica narrativa que objetivou a discussão de aspectos do tema ensino e aprendizagem durante a adolescência, tendo a Neuroeducação como seu pano de fundo. Desta forma, as argumentações aqui apresentadas procuram salientar a importância de considerar-se o estado de desenvolvimento do sistema nervoso na busca por algumas estratégias de aprendizagem que melhor se adequam ao período da adolescência. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Neurociências pt_BR
dc.title Aspectos do processo de ensino-aprendizagem em adolescentes com base nos princípios da neuroeducação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789897.pdf 2.221Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account