Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O ensino de geociências na educação básica e as possibilidades didáticas oportunizadas mediante o uso de aplicativos de dispositivo móveis

Show full item record

Title: O ensino de geociências na educação básica e as possibilidades didáticas oportunizadas mediante o uso de aplicativos de dispositivo móveis
Author: München, Silvia Vieira
Abstract: Desde a formação da Terra até o surgimento da civilização pós-moderna, muitas foram as transformações ocorridas em nosso planeta. Nossa intervenção nos processos naturais intensificada a partir do século XX, vem colocando em risco todas as formas de vida, para mudar esse cenário é preciso desenvolver uma cultura voltada para a preservação e valorização dos bens naturais. Nesse sentido os conhecimentos relativos às Geociências na Educação Básica podem contribuir para a formação de indivíduos mais atuantes e mais engajados na cultura de sustentabilidade. Sabendo dos desafios da inserção da cultura geocientífica nos currículos escolares, este trabalho de conclusão de curso busca investigar a existência de Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial os aplicativos para celulares, tablets e smartphones, com conteúdo voltado às Geociências e as possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem dos temas geocientíficos na Educação Básica. Partindo de uma metodologia qualitativa do tipo documental foi realizada uma busca de aplicativos utilizando-se palavras-chave de alguns temas relativos às Geociências. A pesquisa demonstrou um número limitado de aplicativos que utilizam temas geocientíficos dentro dos critérios de gratuidade e idioma, e que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica. Nesse sentido percebemos que existe um grande campo a ser explorado na criação de aplicativos que possam ser utilizados como recurso didático que possibilitem uma visão mais integrada dos temas geocientíficos.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/907
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789907.pdf 2.359Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account