Abstract:
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Sendo a Educação Ambiental um dos caminhos para a promoção das mudanças (visões/compreensões) sociais almejadas por um movimento que busca uma atitude ética e coerente perante mundo, essa ganha fundamental importância no contexto social contemporâneo. Surge, num primeiro momento, como questionamentos oriundos de um campo ambiental em formação e dinâmico e, em um segundo momento, como um campo do saber que se consolida através de documentos produzidos em encontros e conferências internacionais. A importância atribuída à Educação Ambiental nesses primeiros documentos se atualiza nos dias de hoje com base no seu papel de promoção da reflexão acerca de questões ambientais nas escolas e no seu potencial de elucidação das relações sociais e biológicas que fazem parte do ambiente. Neste sentido, possibilita a criticidade sobre processos que são irrefletidos dentro desta sociedade e que acabam por provocar diretamente a exploração e utilização desenfreada da natureza. Documentos legais e institucionais orientam os fazeres dessa Educação Ambiental, fazeres estes que comportam uma diversidade de saberes, práticas e concepções. Considerando esses aspectos, o presente trabalho buscou caracterizar as concepções e práticas de Educação Ambiental na rede municipal de ensino da cidade de Canoas, bem como refletir sobre suas diferentes formas de manifestação. Para tanto, organizou-se a pesquisa em quatro etapas: leitura e análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas da rede; identificação das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em cada instituição de ensino por meio de contato telefônico; definição de uma amostra das escolas e realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras responsáveis pelas ações de Educação Ambiental nessas escolas; e, por fim, reflexão sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental identificadas. Como resultado da análise dos PPPs, pode-se observar poucas referências ao tema. Dos quarenta e cinco PPPs analisados, apenas em vinte há referências à Educação Ambiental e, destes, em apenas sete é possível identificar concepções e correntes de (EA), em função de existir uma seção específica para a EA nos documentos. Naqueles PPPs em que foi possível identificar concepções de Educação Ambiental, pode-se observar a predominância das concepções Crítico-Reflexiva e Normativa. O fato de termos poucas referências diretas ao termo Educação Ambiental nos PPPs, indica limitações no ponto de partida. Já a partir das entrevistas, foi possível realizar algumas reflexões sobre como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida, identificando as principais dificuldades ou limitações destas práticas e concepções, assim como suas possíveis potencialidades. |