Abstract:
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A aprendizagem baseada em jogos didáticos possibilita aliar o ensino de ciências da natureza e outras áreas do conhecimento em uma abordagem interessante, inovadora e divertida. As atividades recreativas para o ensino já vêm sendo aplicadas a bastante tempo, como brincadeiras em pátio, jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos educativos, porém ainda existe uma resistência muito grande referente ao uso de jogos de entretenimento como uma ferramenta de auxílio no ensino de ciências. O uso deste recurso pode ser visto por alguns como um empecilho na dinâmica de ensino-aprendizagem. Em uma realidade onde nativos digitais fazem parte do nosso cotidiano, nós, como professores, devemos adaptar recursos didáticos que envolvam e despertem o interesse em alunos, sendo os jogos eletrônicos de entretenimento ferramenta de auxílio em sala de aula; uma possibilidade inovadora e audaciosa que pode fomentar uma construção lúdica do conhecimento que alia a realidade dos alunos com os conhecimentos em sala de aula. Este trabalho visa sugerir uma avaliação de alguns jogos eletrônicos de entretenimento e sua possível aplicabilidade em escolas de ensino fundamental e/ou médio, a partir de parâmetros determinados pelo autor deste trabalho. |