Abstract:
|
O objetivo deste estudo é mapear os conteúdos veiculados no desenho animado Big Mouth, enfocando no potencial da mídia no âmbito do ensino de ciências na Educação Básica, em particular, enquanto pedagogia para a sexualidade acessada pelo público adolescente em plataforma de streaming. A metodologia incluiu a revisão de literatura a partir do mapeamento de pesquisas na perspectiva dos estudos culturais e suas articulações com o ensino de ciências da Natureza. Paralelo a isso, inclui o levantamento e análise dos conteúdos, em particular, relacionados a área de Ciências da Natureza, mais especificamente acerca de gênero e sexualidade presentes nos episódios da 1ª temporada. Entre as motivações para a escolha de tal temática, destacamos a ampliação do acesso à internet por crianças e adolescentes e, concomitantemente, o aumento da variedade de desenhos animados disponibilizados, entre os quais citamos o Big Mouth. Num levantamento inicial, constatamos que no decorrer dos episódios, as temáticas giram em torno de questões relacionadas a gênero e, principalmente, corpo e sexualidade, incluindo as mudanças físicas e emocionais que envolvem a puberdade e adolescência. Diante deste cenário, propomos aprofundar os estudos teóricos enfocando as potencialidades de tal artefato enquanto pedagogia cultural e divulgação de conhecimentos relacionados a corpo, gênero e sexualidade. Os dados produzidos visam promover subsídios para a abordagem e/ou aprimoramento das práticas educativas desenvolvidas no âmbito da Educação Básica. |