Abstract:
|
Nos últimos anos, houve um crescimento no segmento do comércio eletrônico, acelerado pela pandemia do Covid-19 no país. Em resposta a essa realidade, as empresas precisaram de reinventar, adequando-se manter as vendas e entregar seu produto ao consumidor final e, uma das formas encontrada por muitas empresas, foi a venda pela internet. Porém ainda existem muitos desafios relacionados à logística para a venda através desse canal, destacando-se a eficiência no planejamento de expedir os produtos vendidos em menor tempo possível, a distribuição física e controle de estoque. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo geral analisar como as ferramentas da qualidade podem auxiliar na análise de melhoria nas atividades de programação de carregamento e auditoria de frete no setor de logística em uma empresa do ramo moveleiro localizada em Bento Gonçalves. Em relação à pesquisa, foi realizado um estudo de caso único, de natureza qualitativa e exploratória, baseando-se em revisão bibliográfica de teorias relacionadas às ferramentas da qualidade. Foram escolhidas quatro ferramentas da qualidade, são elas: fluxograma, Diagrama de Pareto, Brainstorming e estratificação. Por meio do uso delas, foi possível identificar como as ferramentas podem contribuir na rotina, organização e decisões das atividades relacionadas ao setor de logística. Com a utilização do fluxograma houve uma melhoria na organização; através do Diagrama de Pareto foi possível identificar a problemática das atividades auditoria de frete e programação de carregamento; já a estratificação contribuiu para a decisão de estratégia e o Brainstorming foi utilizado como uma metodologia para o surgimento de ideias. Com o aumento abrupto de vendas é primordial o setor de logística ter mais assertividade no carregamento pois isso gera atrasos nas entregas de mercadorias para os clientes. |