Abstract:
|
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos e princípios que regem a Pedagogia da educação de crianças em Reggio Emilia, a partir da descrição das vivências e questionamentos dos professor e espaço na mediação de atividades com as crianças, com o intuito de contribuir na formação da autonomia, reflexão crítica e consciente do mundo em que vivem. O professor é um mediador que auxilia a criança a se tornar protagonista de sua aprendizagem. Os principais autores que contribuíram nas reflexões são: Edwards, Gandini, Forman (1999); Kraemer (2007); Fortunato (2010); Miranda (2005); Marafon, Menezes (2017); Souza (2017). Com base na pesquisa qualitativa, o artigo é desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa exploratória e a pesquisa bibliográfica, e em entrevista realizada com uma pedagoga de uma escola particular do estado do Rio Grande do Sul que desenvolve práticas educativas nessa perspectiva. O artigo apresenta os principais aspectos da prática reggiana, abordando: a relação escola/comunidade; avaliação e currículo; professor e aluno; a escola e seus espaços de aprendizagem; arquitetura; pedagogista; ateliê e atelierista; análise de dados e as contribuições que Reggio Emilia trazem para a educação, seguida de uma conclusão. Concluímos que é possível ter uma aprendizagem significativa quando colocamos nossos alunos como seres autônomos e damos a eles o poder da palavra, para que juntos consigamos construir uma educação transformadora. |