dc.contributor.advisor |
Fuchs, Henri Luiz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Melo, Caroline Smijevski de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T16:45:38Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T16:45:38Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1104 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos e princípios que regem a Pedagogia da educação de crianças em Reggio Emilia, a partir da descrição das vivências e questionamentos dos professor e espaço na mediação de atividades com as crianças, com o intuito de contribuir na formação da autonomia, reflexão crítica e consciente do mundo em que vivem. O professor é um mediador que auxilia a criança a se tornar protagonista de sua aprendizagem. Os principais autores que contribuíram nas reflexões são: Edwards, Gandini, Forman (1999); Kraemer (2007); Fortunato (2010); Miranda (2005); Marafon, Menezes (2017); Souza (2017). Com base na pesquisa qualitativa, o artigo é desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa exploratória e a pesquisa bibliográfica, e em entrevista realizada com uma pedagoga de uma escola particular do estado do Rio Grande do Sul que desenvolve práticas educativas nessa perspectiva. O artigo apresenta os principais aspectos da prática reggiana, abordando: a relação escola/comunidade; avaliação e currículo; professor e aluno; a escola e seus espaços de aprendizagem; arquitetura; pedagogista; ateliê e atelierista; análise de dados e as contribuições que Reggio Emilia trazem para a educação, seguida de uma conclusão. Concluímos que é possível ter uma aprendizagem significativa quando colocamos nossos alunos como seres autônomos e damos a eles o poder da palavra, para que juntos consigamos construir uma educação transformadora. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Metodologia |
pt_BR |
dc.title |
Proposta pedagógica de reggio emilia : um olhar para os conceitos e princípios que mediam o protagonismo das crianças |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |