Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Metodologias ativas : análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da rede municipal de Bento Gonçalves

Show full item record

Title: Metodologias ativas : análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da rede municipal de Bento Gonçalves
Author: Buratti, Micheli
Abstract: Os avanços tecnológicos e as recentes pesquisas em neurociência voltadas à aprendizagem contribuem para repensar as metodologias de ensino utilizadas na educação escolar. Assim, no cenário educacional, emergem as metodologias ativas, compreendidas como estratégias interativas e dinâmicas em que o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo analisar como um grupo de professores da educação básica da rede municipal de Bento Gonçalves/RS compreende as metodologias ativas e seus usos no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, fundamentada nas discussões de autores como Bacich (2018), Camargo e Daros (2018), Moran (2012; 2015; 2018), Valente (2018), entre outros. A pesquisa foi constituída por três movimentos que se interligam, sendo o primeiro a contextualização sobre o conceito de metodologias ativas. O segundo movimento corresponde à coleta de dados, realizada a partir de questionários. No terceiro movimento são analisados aspectos relacionados à compreensão dos docentes sobre as metodologias ativas e os fatores que dificultam a sua aplicação no contexto escolar. Os resultados da pesquisa sinalizam que a maioria dos professores que responderam ao questionário possuem conhecimento sobre os objetivos das metodologias ativas. No entanto, evidencia-se uma apreensão superficial quanto aos modelos de metodologias ativas e suas respectivas estratégias. Além disso, a pesquisa aponta os inúmeros desafios que dificultam a utilização de práticas pedagógicas ativas, como a falta de infraestrutura e a escassez de recursos tecnológicos.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1096
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891096.pdf 704.3Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account