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Os avanços tecnológicos e as recentes pesquisas em neurociência voltadas à aprendizagem contribuem para repensar as metodologias de ensino utilizadas na educação escolar. Assim, no cenário educacional, emergem as metodologias ativas, compreendidas como estratégias interativas e dinâmicas em que o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo analisar como um grupo de professores da educação básica da rede municipal de Bento Gonçalves/RS compreende as metodologias ativas e seus usos no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, fundamentada nas discussões de autores como Bacich (2018), Camargo e Daros (2018), Moran (2012; 2015; 2018), Valente (2018), entre outros. A pesquisa foi constituída por três movimentos que se interligam, sendo o primeiro a contextualização sobre o conceito de metodologias ativas. O segundo movimento corresponde à coleta de dados, realizada a partir de questionários. No terceiro movimento são analisados aspectos relacionados à compreensão dos docentes sobre as metodologias ativas e os fatores que dificultam a sua aplicação no contexto escolar. Os resultados da pesquisa sinalizam que a maioria dos professores que responderam ao questionário possuem conhecimento sobre os objetivos das metodologias ativas. No entanto, evidencia-se uma apreensão superficial quanto aos modelos de metodologias ativas e suas respectivas estratégias. Além disso, a pesquisa aponta os inúmeros desafios que dificultam a utilização de práticas pedagógicas ativas, como a falta de infraestrutura e a escassez de recursos tecnológicos. |
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