Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Metodologias ativas : análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da rede municipal de Bento Gonçalves

Show simple item record

dc.contributor.advisor Grisa, Gregório Durlo pt_BR
dc.contributor.author Buratti, Micheli pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T16:09:12Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T16:09:12Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1096 pt_BR
dc.description.abstract Os avanços tecnológicos e as recentes pesquisas em neurociência voltadas à aprendizagem contribuem para repensar as metodologias de ensino utilizadas na educação escolar. Assim, no cenário educacional, emergem as metodologias ativas, compreendidas como estratégias interativas e dinâmicas em que o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo analisar como um grupo de professores da educação básica da rede municipal de Bento Gonçalves/RS compreende as metodologias ativas e seus usos no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, fundamentada nas discussões de autores como Bacich (2018), Camargo e Daros (2018), Moran (2012; 2015; 2018), Valente (2018), entre outros. A pesquisa foi constituída por três movimentos que se interligam, sendo o primeiro a contextualização sobre o conceito de metodologias ativas. O segundo movimento corresponde à coleta de dados, realizada a partir de questionários. No terceiro movimento são analisados aspectos relacionados à compreensão dos docentes sobre as metodologias ativas e os fatores que dificultam a sua aplicação no contexto escolar. Os resultados da pesquisa sinalizam que a maioria dos professores que responderam ao questionário possuem conhecimento sobre os objetivos das metodologias ativas. No entanto, evidencia-se uma apreensão superficial quanto aos modelos de metodologias ativas e suas respectivas estratégias. Além disso, a pesquisa aponta os inúmeros desafios que dificultam a utilização de práticas pedagógicas ativas, como a falta de infraestrutura e a escassez de recursos tecnológicos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogia educacional pt_BR
dc.subject Estratégias de aprendizagem pt_BR
dc.title Metodologias ativas : análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da rede municipal de Bento Gonçalves pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891096.pdf 704.3Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account