Title: | Os contos de fadas em sala de aula: uma proposta de letramento literário através da análise comparativa de “O conto dos três irmãos”, de J.K. Rowling, e “A mesa, o burro e o porrete”, dos Irmãos Grimm |
Author: | Seibel, Milena Rolim |
Abstract: |
O presente trabalho visa analisar como o gênero dos contos de fadas pode contribuir para o letramento literário e como pode ser usado nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Levando-se em consideração que os contos de fadas são significativos e atemporais, este trabalho tem como base as obras A Mesa, o Burro e o Porrete (2005), dos Irmãos Grimm, e O Conto dos Três Irmãos (2021), de J.K Rowling. A análise comparativa entre essas duas obras oferece uma perspectiva sobre a relevância contínua dos contos de fadas na literatura e como seus elementos se repetem na contemporaneidade. As discussões sobre os contos de fadas são embasadas em Coelho (1998), Corso e Corso (2006), Bettelheim (2002), Propp (2001) e Cosson (2011). Já as discussões pedagógicas têm como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Quanto à abordagem metodológica, foi escolhida uma pesquisa qualitativa baseada na revisão bibliográfica, que servirá como base para o desenvolvimento de um projeto pedagógico destinado a uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Os resultados esperados incluem o aprimoramento da compreensão literária dos alunos e o estímulo à reflexão sobre a relevância atemporal dos contos de fadas. Com isso, a integração desses recursos na educação promove o estudo da literatura e conecta os alunos a um vasto universo cultural presente em nossa sociedade por gerações. The present work proposes to analyze how the genre of fairy tales may contribute to literary literacy and may be used in Portuguese Language classes for ninth-grade students in the Elementary School. Considering that fairy tales are meaningful and timeless, this study is based on the works "The Table, the Ass, and the Stick" (2005), by the Brothers Grimm, and "The Tale of the Three Brothers" (2021), by J.K. Rowling. The comparative analysis of these two works provides insights into the ongoing relevance of fairy tales in literature and their recurring elements in contemporary times. Discussions about fairy tales are grounded in the works of Coelho (1998), Corso and Corso (2006), Bettelheim (2002), Propp (2001) and Cosson (2011). Pedagogical discussions are based on the 2018 National Common Core Curriculum (BNCC). As for the methodological approach, a qualitative research based on a literature review was chosen as the foundation for the development of an educational project tailored to ninth-grade students in Elementary School. The anticipated outcomes encompass the enhancement of students' literary comprehension and the encouragement of reflection on the timeless significance of fairy tales. Consequently, the incorporation of these resources in education not only fosters literary studies but also connects students to a vast cultural universe that has endured in our society for generations. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1063 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891063.pdf | 4.299Mb |
View/ |
Texto completo |