Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Os contos de fadas em sala de aula: uma proposta de letramento literário através da análise comparativa de “O conto dos três irmãos”, de J.K. Rowling, e “A mesa, o burro e o porrete”, dos Irmãos Grimm

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Débora Almeida de pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Mateus da Rosa pt_BR
dc.contributor.author Seibel, Milena Rolim
dc.date.accessioned 2024-03-15T15:48:42Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-15T15:48:42Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1063 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa analisar como o gênero dos contos de fadas pode contribuir para o letramento literário e como pode ser usado nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Levando-se em consideração que os contos de fadas são significativos e atemporais, este trabalho tem como base as obras A Mesa, o Burro e o Porrete (2005), dos Irmãos Grimm, e O Conto dos Três Irmãos (2021), de J.K Rowling. A análise comparativa entre essas duas obras oferece uma perspectiva sobre a relevância contínua dos contos de fadas na literatura e como seus elementos se repetem na contemporaneidade. As discussões sobre os contos de fadas são embasadas em Coelho (1998), Corso e Corso (2006), Bettelheim (2002), Propp (2001) e Cosson (2011). Já as discussões pedagógicas têm como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Quanto à abordagem metodológica, foi escolhida uma pesquisa qualitativa baseada na revisão bibliográfica, que servirá como base para o desenvolvimento de um projeto pedagógico destinado a uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Os resultados esperados incluem o aprimoramento da compreensão literária dos alunos e o estímulo à reflexão sobre a relevância atemporal dos contos de fadas. Com isso, a integração desses recursos na educação promove o estudo da literatura e conecta os alunos a um vasto universo cultural presente em nossa sociedade por gerações. pt_BR
dc.description.abstract The present work proposes to analyze how the genre of fairy tales may contribute to literary literacy and may be used in Portuguese Language classes for ninth-grade students in the Elementary School. Considering that fairy tales are meaningful and timeless, this study is based on the works "The Table, the Ass, and the Stick" (2005), by the Brothers Grimm, and "The Tale of the Three Brothers" (2021), by J.K. Rowling. The comparative analysis of these two works provides insights into the ongoing relevance of fairy tales in literature and their recurring elements in contemporary times. Discussions about fairy tales are grounded in the works of Coelho (1998), Corso and Corso (2006), Bettelheim (2002), Propp (2001) and Cosson (2011). Pedagogical discussions are based on the 2018 National Common Core Curriculum (BNCC). As for the methodological approach, a qualitative research based on a literature review was chosen as the foundation for the development of an educational project tailored to ninth-grade students in Elementary School. The anticipated outcomes encompass the enhancement of students' literary comprehension and the encouragement of reflection on the timeless significance of fairy tales. Consequently, the incorporation of these resources in education not only fosters literary studies but also connects students to a vast cultural universe that has endured in our society for generations. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title Os contos de fadas em sala de aula: uma proposta de letramento literário através da análise comparativa de “O conto dos três irmãos”, de J.K. Rowling, e “A mesa, o burro e o porrete”, dos Irmãos Grimm pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891063.pdf 4.299Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account