dc.contributor.advisor |
Oliveira, Débora Almeida de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Mateus da Rosa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Seibel, Milena Rolim |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-15T15:48:42Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-15T15:48:42Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1063 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho visa analisar como o gênero dos contos de fadas pode contribuir
para o letramento literário e como pode ser usado nas aulas da disciplina de Língua
Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Levando-se em consideração que os
contos de fadas são significativos e atemporais, este trabalho tem como base as obras
A Mesa, o Burro e o Porrete (2005), dos Irmãos Grimm, e O Conto dos Três Irmãos
(2021), de J.K Rowling. A análise comparativa entre essas duas obras oferece uma
perspectiva sobre a relevância contínua dos contos de fadas na literatura e como seus
elementos se repetem na contemporaneidade. As discussões sobre os contos de fadas
são embasadas em Coelho (1998), Corso e Corso (2006), Bettelheim (2002), Propp
(2001) e Cosson (2011). Já as discussões pedagógicas têm como fundamento a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Quanto à abordagem metodológica, foi
escolhida uma pesquisa qualitativa baseada na revisão bibliográfica, que servirá como
base para o desenvolvimento de um projeto pedagógico destinado a uma turma do
nono ano do Ensino Fundamental. Os resultados esperados incluem o aprimoramento
da compreensão literária dos alunos e o estímulo à reflexão sobre a relevância
atemporal dos contos de fadas. Com isso, a integração desses recursos na educação
promove o estudo da literatura e conecta os alunos a um vasto universo cultural
presente em nossa sociedade por gerações. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work proposes to analyze how the genre of fairy tales may contribute to
literary literacy and may be used in Portuguese Language classes for ninth-grade
students in the Elementary School. Considering that fairy tales are meaningful and
timeless, this study is based on the works "The Table, the Ass, and the Stick" (2005), by
the Brothers Grimm, and "The Tale of the Three Brothers" (2021), by J.K. Rowling. The
comparative analysis of these two works provides insights into the ongoing relevance of
fairy tales in literature and their recurring elements in contemporary times. Discussions
about fairy tales are grounded in the works of Coelho (1998), Corso and Corso (2006),
Bettelheim (2002), Propp (2001) and Cosson (2011). Pedagogical discussions are
based on the 2018 National Common Core Curriculum (BNCC). As for the
methodological approach, a qualitative research based on a literature review was
chosen as the foundation for the development of an educational project tailored to
ninth-grade students in Elementary School. The anticipated outcomes encompass the
enhancement of students' literary comprehension and the encouragement of reflection
on the timeless significance of fairy tales. Consequently, the incorporation of these
resources in education not only fosters literary studies but also connects students to a
vast cultural universe that has endured in our society for generations. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Os contos de fadas em sala de aula: uma proposta de letramento literário através da análise comparativa de “O conto dos três irmãos”, de J.K. Rowling, e “A mesa, o burro e o porrete”, dos Irmãos Grimm |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |