Title: | Letramento significativo e produção de poemas visuais: uma proposta para a prática de escrita em inglês no ensino fundamental |
Author: | Santos, Maria Fernanda Cwik |
Abstract: |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da escrita em inglês no ensino fundamental, embasada nos pressupostos do letramento significativo, que será realizada por meio da criação de poemas visuais. Entendemos que a inserção desse tipo de abordagem no início da aprendizagem do inglês se justifica por promover a expressão subjetiva do aprendiz, uma vez que esse tipo de atividade proporciona momentos significativos, beneficiando não apenas o crescimento linguístico, mas também o amadurecimento pessoal. Neste estudo conduzimos as seguintes etapas metodológicas: (1) revisão da literatura pertinente ao ensino da escrita em inglês, especialmente a escrita poética; (2) estudo das orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas ao uso de poemas para o desenvolvimento linguístico; (3) análise das coleções de inglês do PNLD para os anos finais do ensino fundamental; (4) elaboração de uma matriz com atividades de escrita com base no conteúdo obtido nos itens anteriores; e (5) teste da aplicação da matriz em uma atividade de produção de poema visual. Acreditamos que este trabalho, por sua natureza voltada ao despertar das emoções, possa servir como ponto de partida para o professor que tenha interesse em tornar suas aulas mais humanizadas, complementando os aspectos linguísticos e cognitivos inerentes ao processo de aprendizagem da língua inglesa. The current work aims to present a proposal for teaching English writing in elementary school, based on the principles of meaningful literacy, which will be accomplished through the creation of visual poems. We understand that the inclusion of this type of approach at the beginning of English language learning is justified by promoting the learner's subjective expression. This type of activity provides meaningful moments, benefiting not only linguistic growth but also personal maturity. In this study, we conducted the following methodological steps: (1) review of literature pertinent to the teaching of writing in English, especially poetic writing; (2) study of the guidelines present in the National Common Curricular Base (BNCC) related to the use of poems for linguistic development; (3) analysis of PNLD English collections for the final years of elementary school; (4) elaboration of a matrix of writing activities based on the content obtained in the previous items; and (5) Testing the application of the matrix in a visual poem production activity. We believe that this work, given its focus on evoking emotions, may serve as a starting point for teachers interested in making their classes more humanized, complementing the linguistic and cognitive aspects inherent in the English language learning process. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1061 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891061.pdf | 4.496Mb |
View/ |
Texto completo |