dc.contributor.advisor |
Selistre, Isabel Cristina Tedesco |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Maria Fernanda Cwik |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-15T15:36:18Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-15T15:36:18Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1061 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da
escrita em inglês no ensino fundamental, embasada nos pressupostos do letramento
significativo, que será realizada por meio da criação de poemas visuais. Entendemos
que a inserção desse tipo de abordagem no início da aprendizagem do inglês se
justifica por promover a expressão subjetiva do aprendiz, uma vez que esse tipo de
atividade proporciona momentos significativos, beneficiando não apenas o
crescimento linguístico, mas também o amadurecimento pessoal. Neste estudo
conduzimos as seguintes etapas metodológicas: (1) revisão da literatura pertinente
ao ensino da escrita em inglês, especialmente a escrita poética; (2) estudo das
orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas ao
uso de poemas para o desenvolvimento linguístico; (3) análise das coleções de
inglês do PNLD para os anos finais do ensino fundamental; (4) elaboração de uma
matriz com atividades de escrita com base no conteúdo obtido nos itens anteriores;
e (5) teste da aplicação da matriz em uma atividade de produção de poema visual.
Acreditamos que este trabalho, por sua natureza voltada ao despertar das emoções,
possa servir como ponto de partida para o professor que tenha interesse em tornar
suas aulas mais humanizadas, complementando os aspectos linguísticos e
cognitivos inerentes ao processo de aprendizagem da língua inglesa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The current work aims to present a proposal for teaching English writing in
elementary school, based on the principles of meaningful literacy, which will be
accomplished through the creation of visual poems. We understand that the inclusion
of this type of approach at the beginning of English language learning is justified by
promoting the learner's subjective expression. This type of activity provides
meaningful moments, benefiting not only linguistic growth but also personal maturity.
In this study, we conducted the following methodological steps: (1) review of literature
pertinent to the teaching of writing in English, especially poetic writing; (2) study of
the guidelines present in the National Common Curricular Base (BNCC) related to
the use of poems for linguistic development; (3) analysis of PNLD English collections
for the final years of elementary school; (4) elaboration of a matrix of writing activities
based on the content obtained in the previous items; and (5) Testing the application
of the matrix in a visual poem production activity. We believe that this work, given its
focus on evoking emotions, may serve as a starting point for teachers interested in
making their classes more humanized, complementing the linguistic and cognitive
aspects inherent in the English language learning process. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.title |
Letramento significativo e produção de poemas visuais: uma proposta para a prática de escrita em inglês no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |