Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O PNLD literário e o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa: uma proposta com o graded reader Pride and Prejudice

Show full item record

Title: O PNLD literário e o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa: uma proposta com o graded reader Pride and Prejudice
Author: Santos, Bruna Luiz dos
Abstract: O ensino precário de inglês nas escolas básicas do Brasil dificulta a abordagem da literatura em língua inglesa, com pouca discussão sobre estratégias de ensino. Dessa forma, o PNLD literário, parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, surge como uma solução, oferecendo obras de qualidade gratuitas aos alunos. Uma dessas obras, selecionadas pelo programa em 2021, no âmbito do ensino médio, é o graded reader Pride and Prejudice, da obra original de Jane Austen, recontado por Brigit Viney. No entanto, identificou-se nesse graded reader a falta de um material de apoio adequado para os professores, o que é desvantajoso, especialmente considerando a limitação de tempo para planejar as aulas. Logo, a ausência de atividades pode levar os docentes a não aproveitar o PNLD literário. Com isso, este trabalho propõe preencher essa lacuna ao criar atividades pedagógicas para a utilização da versão adaptada de Pride and Prejudice, buscando evidenciar o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa.The poor teaching of English in elementary and high schools in Brazil makes it difficult to approach English language literature, with little discussion about teaching strategies. In this way, the literary PNLD, part of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático, appears as a solution, offering free quality books to students. One of these books, selected by the program in 2021, for high schools, is the graded reader Pride and Prejudice, from the original work by Jane Austen, retold by Brigit Viney. However, this graded reader lacks adequate support materials for teachers, which is disadvantageous, especially considering the limited time to plan classes. This way, the absence of activities can lead teachers not to take advantage of the literary PNLD. Therefore, this work proposes to fill this gap by creating pedagogical activities for the use of the adapted version of Pride and Prejudice, seeking to highlight the teaching of literature in English language classes.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1059
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
1234567891059.pdf 648.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account