dc.contributor.advisor |
Pereira, Mateus da Rosa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Bruna Luiz dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-15T15:10:08Z |
|
dc.date.available |
2024-03-15T15:10:08Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1059 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino precário de inglês nas escolas básicas do Brasil dificulta a abordagem da literatura em
língua inglesa, com pouca discussão sobre estratégias de ensino. Dessa forma, o PNLD literário,
parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, surge como uma solução,
oferecendo obras de qualidade gratuitas aos alunos. Uma dessas obras, selecionadas pelo
programa em 2021, no âmbito do ensino médio, é o graded reader Pride and Prejudice, da obra
original de Jane Austen, recontado por Brigit Viney. No entanto, identificou-se nesse graded
reader a falta de um material de apoio adequado para os professores, o que é desvantajoso,
especialmente considerando a limitação de tempo para planejar as aulas. Logo, a ausência de
atividades pode levar os docentes a não aproveitar o PNLD literário. Com isso, este trabalho
propõe preencher essa lacuna ao criar atividades pedagógicas para a utilização da versão
adaptada de Pride and Prejudice, buscando evidenciar o ensino de literatura nas aulas de língua
inglesa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The poor teaching of English in elementary and high schools in Brazil makes it difficult to
approach English language literature, with little discussion about teaching strategies. In this
way, the literary PNLD, part of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático,
appears as a solution, offering free quality books to students. One of these books, selected by
the program in 2021, for high schools, is the graded reader Pride and Prejudice, from the
original work by Jane Austen, retold by Brigit Viney. However, this graded reader lacks
adequate support materials for teachers, which is disadvantageous, especially considering the
limited time to plan classes. This way, the absence of activities can lead teachers not to take
advantage of the literary PNLD. Therefore, this work proposes to fill this gap by creating
pedagogical activities for the use of the adapted version of Pride and Prejudice, seeking to
highlight the teaching of literature in English language classes. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
O PNLD literário e o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa: uma proposta com o graded reader Pride and Prejudice |
en_US |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |