dc.contributor.advisor |
Oliveira, Dudlei Floriano de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosa, Leonardo Eberhardt |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-27T13:15:10Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-27T13:15:10Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1133 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a abordagem da literatura nas questões do
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as relações deste exame com os
Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM), e a perspectiva do letramento
literário no ensino de literatura, sobretudo, considerando a sua importância na
formação dos estudantes, que deve privilegiar o contato com múltiplas formas de
pensamento e expressão, valorizando a pluralidade de ideias e o respeito à
diversidade cultural. No percurso da pesquisa, foi utilizado o método de
procedimento bibliográfico nas análises da literatura especializada relacionada aos
temas, principalmente as concepções de letramento literário trazidas por Cosson
(2016), e sobre letramentos em geral formuladas por Zilberman (2010), e as normas
oficiais que norteiam o ensino de literatura no Ensino Médio. Como técnica de
pesquisa foi utilizada a pesquisa documental indireta no site do INEP e da Câmara
dos Deputados, entre outras bases de dados oficiais, bem como a consulta a livros,
estatísticas e normas. Em suas considerações finais, a pesquisa converge para a
assertiva de que o ENEM, pela natureza de suas questões, privilegia estudantes
com maior poder aquisitivo, na medida em que sua matriz de referência, embora
condizente com os PCNEM, no que diz respeito ao ensino de literatura, não
corresponde ao que é ensinado em sala de aula, diante do que a perspectiva do
letramento literário se oferece como alternativa para a formação de leitores mais
capacitados para a compreensão não só do mundo e de seus fenômenos, mas
objetivamente para enfrentar melhor as questões de literatura do exame. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This term paper proposes a reflection on the approach of Literature in the questions
of the National Examination of High School (ENEM), the relations of this exam with
the Curriculum Parameters of High School (PCNEM), and the perspective of literary
literacy in Literature teaching, considering its importance in the formation of students,
which should privilege contact with multiple ways of thought and expression, valuing
the plurality of ideas and respect for cultural diversity. In the construction of the
research, the bibliographic method was used in the analyzes of the specialized
literature related to the themes, mainly the conceptions of literary literary writed by
Cosson (2016), and on literacies in general formulated by Zilberman (2010), and the
official norms which guide the teaching of Literature in High School. As a research
technique it was used an indirect documental research on the INEP website and the
Chamber of Deputies, among other official databases, even as the consultation of
books, statistics and standards. In final considerations the research defend that
ENEM, by the characteristics of their questions, privileges students with greater
purchasing power, analising their reference matrix, which agrees with the PCNEMs
but it does not correspond on Literature teaching, which the perspective of literary
literacy is offered as an alternative formation of readers that could be able to
understand not only the world and its phenomena, but also have capacity to answer
questions on exam Literature questions. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.title |
A literatura no exame nacional do ensino médio e o ensino de literatura: normatização e letramento literário |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |