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A literatura no exame nacional do ensino médio e o ensino de literatura: normatização e letramento literário

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Title: A literatura no exame nacional do ensino médio e o ensino de literatura: normatização e letramento literário
Author: Rosa, Leonardo Eberhardt
Abstract: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a abordagem da literatura nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as relações deste exame com os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM), e a perspectiva do letramento literário no ensino de literatura, sobretudo, considerando a sua importância na formação dos estudantes, que deve privilegiar o contato com múltiplas formas de pensamento e expressão, valorizando a pluralidade de ideias e o respeito à diversidade cultural. No percurso da pesquisa, foi utilizado o método de procedimento bibliográfico nas análises da literatura especializada relacionada aos temas, principalmente as concepções de letramento literário trazidas por Cosson (2016), e sobre letramentos em geral formuladas por Zilberman (2010), e as normas oficiais que norteiam o ensino de literatura no Ensino Médio. Como técnica de pesquisa foi utilizada a pesquisa documental indireta no site do INEP e da Câmara dos Deputados, entre outras bases de dados oficiais, bem como a consulta a livros, estatísticas e normas. Em suas considerações finais, a pesquisa converge para a assertiva de que o ENEM, pela natureza de suas questões, privilegia estudantes com maior poder aquisitivo, na medida em que sua matriz de referência, embora condizente com os PCNEM, no que diz respeito ao ensino de literatura, não corresponde ao que é ensinado em sala de aula, diante do que a perspectiva do letramento literário se oferece como alternativa para a formação de leitores mais capacitados para a compreensão não só do mundo e de seus fenômenos, mas objetivamente para enfrentar melhor as questões de literatura do exame.This term paper proposes a reflection on the approach of Literature in the questions of the National Examination of High School (ENEM), the relations of this exam with the Curriculum Parameters of High School (PCNEM), and the perspective of literary literacy in Literature teaching, considering its importance in the formation of students, which should privilege contact with multiple ways of thought and expression, valuing the plurality of ideas and respect for cultural diversity. In the construction of the research, the bibliographic method was used in the analyzes of the specialized literature related to the themes, mainly the conceptions of literary literary writed by Cosson (2016), and on literacies in general formulated by Zilberman (2010), and the official norms which guide the teaching of Literature in High School. As a research technique it was used an indirect documental research on the INEP website and the Chamber of Deputies, among other official databases, even as the consultation of books, statistics and standards. In final considerations the research defend that ENEM, by the characteristics of their questions, privileges students with greater purchasing power, analising their reference matrix, which agrees with the PCNEMs but it does not correspond on Literature teaching, which the perspective of literary literacy is offered as an alternative formation of readers that could be able to understand not only the world and its phenomena, but also have capacity to answer questions on exam Literature questions.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1133
Date: 2019


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