O realismo maravilhoso como proposta didática para discentes leitores de ficção de fantasia e fantástica: propostas de aplicabilidade com leitura parcial do livro incidente em antares, de Erico Verissimo
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Débora Almeida de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schweig, Scheila Roberta |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-15T16:28:26Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-15T16:28:26Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1066 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho, intitulado O Realismo Maravilhoso como proposta didática para
discentes leitores de ficção de fantasia e fantástica: propostas de aplicabilidade com leitura
parcial do livro Incidente em Antares, de Erico Verissimo, trata do uso do livro Incidente em
Antares, de Erico Verissimo, como leitura significativa para alunes leitores de livros de
fantasia e fantásticos. A análise bibliográfica e qualitativa permitiu embasar teoricamente os
elementos escolhidos, em rol não taxativo, quais sejam: 1) as justificativas para a leitura de
textos de fantasia e fantástico entre crianças e adolescentes e a viabilidade do Realismo
Maravilhoso como acréscimo; 2) o embasamento histórico e social desses textos e 3) o
elemento insólito como engajamento e reflexão. Para cada um desses elementos, foi elaborada
uma proposta de aplicabilidade utilizando trechos do livro e outros componentes de interesse,
como quadrinhos. Além disso, cada uma delas contém uma produção final a ser realizada que
está abarcada pela BNCC, como fanzine e podcast. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work, entitled Marvelous Realism as a didactic proposal for students who are
readers of fantasy and fantastic fiction: applicability proposals with the book Incidente em
Antares, by Erico Verissimo, deals with the use of the book Incidente em Antares, by Erico
Verissimo, as a significant reading for students who read fantasy and fantastic books. The
bibliographic and qualitative analysis allowed the theoretical basis of the chosen elements, in
a non-exhaustive list, which are: 1) the justifications for the reading of fantasy and fantastic
texts among children and adolescents and the feasibility of Marvelous Realism as an addition;
2) the historical and social basis of these texts and 3) the uncanny element such as
engagement and reflection. For each of these elements, an applicability proposal was prepared
using excerpts from the book and other components of interest, such as comics. Furthermore,
each of them contains a final production to be carried out that is encompassed by BNCC, such
as fanzine and podcast. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Realismo |
pt_BR |
dc.title |
O realismo maravilhoso como proposta didática para discentes leitores de ficção de fantasia e fantástica: propostas de aplicabilidade com leitura parcial do livro incidente em antares, de Erico Verissimo |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account