Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Gênero e sexualidade no ensino de Ciências da Natureza no contexto da Educação Básica reflexões e desafios para a formação inicial de docentes

Show simple item record

dc.contributor.advisor Prestes, Liliane Madruga pt_BR
dc.contributor.author Leiria, Lílian Vas
dc.date.accessioned 2023-12-26T19:26:46Z
dc.date.available 2023-12-26T19:26:46Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/968
dc.description.abstract A pandemia da COVID-19 contribui para escancarar uma triste realidade vivenciada em nosso país, ou seja, o aumento exponencial das violências de gênero e por orientação sexual. Os dados da pesquisa realizada pela ANTRA (2021) revelam que o Brasil passou a ocupar o 1º lugar no ranking de assassinatos de pessoas trans. Além disso, diariamente nos deparamos com notícias de feminicídios e casos de abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. Diante deste cenário, o presente estudo tem como objetivo investigar como as temáticas de gênero e sexualidade têm sido pautadas na BNCC e nas atuais diretrizes curriculares para a formação inicial de docentes para a Educação Básica, ampliando os estudos sobre as potencialidades e desafios postos à docência oferecendo subsídios para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto do curso de Ciências da Natureza ofertado pelo IFRS- Campus Porto Alegre.Para tanto, a metodologia adotada constou de revisão bibliográfica e análise documental, cujos dados produzidos foram analisados a partir de estudos sobre gênero e sexualidade e suas interlocuções com o ensino em Ciências da Natureza. Tais análises também foram articuladas à pesquisa anterior desenvolvida no projeto de iniciação científica que resultou na produção de um livro digital intitulado Diálogos (Im)Possíveis? Estudos Sobre Genética e Gênero Sexo & Gênero. Como resultado, espera-se contribuir para o aprimoramento das práticas docentes voltadas à formação inicial para o ensino de Ciências na Educação Básica, em particular, enfocando temáticas relacionadas a gênero e sexualidade. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ensino de ciências en_US
dc.subject Prática docente en_US
dc.subject Educação básica en_US
dc.subject Gênero e diversidade en_US
dc.subject Violência en_US
dc.title Gênero e sexualidade no ensino de Ciências da Natureza no contexto da Educação Básica reflexões e desafios para a formação inicial de docentes en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789968.pdf 3.859Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account