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A pandemia da COVID-19 contribui para escancarar uma triste realidade vivenciada em nosso país, ou seja, o aumento exponencial das violências de gênero e por orientação sexual. Os dados da pesquisa realizada pela ANTRA (2021) revelam que o Brasil passou a ocupar o 1º lugar no ranking de assassinatos de pessoas trans. Além disso, diariamente nos deparamos com notícias de feminicídios e casos de abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. Diante deste cenário, o presente estudo tem como objetivo investigar como as temáticas de gênero e sexualidade têm sido pautadas na BNCC e nas atuais diretrizes curriculares para a formação inicial de docentes para a Educação Básica, ampliando os estudos sobre as potencialidades e desafios postos à docência oferecendo subsídios para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto do curso de Ciências da Natureza ofertado pelo IFRS- Campus Porto Alegre.Para tanto, a metodologia adotada constou de revisão bibliográfica e análise documental, cujos dados produzidos foram analisados a partir de estudos sobre gênero e sexualidade e suas interlocuções com o ensino em Ciências da Natureza. Tais análises também foram articuladas à pesquisa anterior desenvolvida no projeto de iniciação científica que resultou na produção de um livro digital intitulado Diálogos (Im)Possíveis? Estudos Sobre Genética e Gênero Sexo & Gênero. Como resultado, espera-se contribuir para o aprimoramento das práticas docentes voltadas à formação inicial para o ensino de Ciências na Educação Básica, em particular, enfocando temáticas relacionadas a gênero e sexualidade. |
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