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Tecnologias digitais na prática docente no ensino de ciências

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dc.contributor.advisor Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.contributor.author Silva, Fabiane Nunes da Silva
dc.date.accessioned 2023-12-26T18:28:45Z
dc.date.available 2023-12-26T18:28:45Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/964
dc.description.abstract O presente trabalho organiza-se em torno da problemática “tecnologias digitais no ensino de ciências” no cotidiano de alunos da educação básica. Tem como objetivo analisar como professores de Ciências (6° ao 9° anos) do município de Porto Alegre utilizam as tecnologias digitais em suas aulas e perceber as mudanças ocorridas na prática docente no cenário de pré e pós ensino remoto. Os objetivos específicos deste trabalho são: (i) Analisar políticas e programas de educação que descrevem as tecnologias digitais no contexto de ensino de Ciências; (ii) Investigar como as tecnologias digitais têm sido adotadas pelos professores na educação em ciências; Identificar como e quais as tecnologias digitais que os professores do ensino de ciências (6° ao 9°) tem utilizando em sala de aula e; (iii) Delinear as mudanças ocorridas na prática docente no cenário de pré e pós ensino remoto. A fim de atingir os objetivos propostos para esse trabalho foi realizado em três etapas, sendo elas: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental para analisar os programas que descrevem as tecnologias digitais no contexto do ensino de ciências. A segunda etapa se debruçou em investigar quais as tecnologias digitais têm sido adotadas pelos professores no ensino de ciências. Foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na base de dados “Scopus”, referente à temática “Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências”. A terceira etapa foi realizada a fim de verificar/conhecer como os docentes fazem o uso das tecnologias digitais no ensino de ciências em suas aulas, por meio de aplicação de um questionário eletrônico (Google Forms). O público que participou dessa pesquisa foi composto por docentes do ensino fundamental do 6° ao 9° ano que no momento desta pesquisa estavam ministrando a disciplina de ciências no município de Porto Alegre. A partir deste trabalho foi possível perceber que as tecnologias digitais estão inseridas no contexto escolar. No que se refere à disciplina de ciências no ensino fundamental e o uso de tecnologias digitais, o assunto carece de atenção devido a existência de poucas publicações sobre o tema. Entretanto, entre os professores de ciências que responderam o questionário foi possível perceber uma mudança pouco significativa na prática docente entre pré e pós pandemia. A partir das respostas coletadas foi possível verificar que todos os professores passaram a inserir mais as tecnologias digitais em suas aulas fazendo o uso de smartphones, apps, softwares e fazendo uso do laboratório de informática. Embora esse resultado seja positivo, os professores que participaram da pesquisa dialogam sobre o descontrole na utilização das tecnologias (utilização fora do horário das atividades), estrutura das escolas, falta de formação e limitações oriundas de escolas que fazem uso de um ensino mais tradicional. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ensino de ciências en_US
dc.subject Prática docente en_US
dc.subject Tecnologias digitais en_US
dc.title Tecnologias digitais na prática docente no ensino de ciências en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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