Abstract:
|
Nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, especialmente em conteúdos gramaticais, observa-se a grande ocorrência de termos ou terminologias. Contudo, tais termos nem sempre são efetivamente compreendidos pelos estudantes, especialmente no que se refere aos conceitos a eles relacionados. Entende-se, portanto, que seja relevante pesquisar o letramento sob o viés terminológico no contexto educacional do Ensino Médio. O objetivo geral deste trabalho é investigar a compreensão de termos/terminologias e seus respectivos conceitos na área especializada de ensino de Língua Portuguesa, especificamente no conteúdo de gramática, e como isso implica no ensino e desenvolvimento de letramentos no Ensino Médio em escolas públicas do Vale do Caí – RS. Os objetivos específicos são: i) investigar como são compreendidas pelos alunos as terminologias gramaticais e seus respectivos conceitos presentes no ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Médio no Vale do Caí – RS, sob a perspectiva de seus professores; ii) investigar como ocorre e se há Acessibilidade Textual e Terminológica durante o ensino de terminologias do conteúdo de gramática no Ensino Médio na aula de Língua Portuguesa; iii) identificar possibilidades de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de letramentos terminológicos no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Esta pesquisa se baseia em estudos da Terminologia, Teoria Comunicativa da Terminologia, da Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT) e as relações desses aportes com o ensino. A partir disso, entende-se aqui que o habitat natural dos termos gramaticais, é composto pelo livro didático, pelas gramáticas consultadas e pelas atividades e recursos empregados na disciplina de Língua Portuguesa. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio de Escolas Públicas do Vale do Caí-RS. Foi empregada uma análise qualitativa a essas entrevistas, a fim de perceber a forma como os professores observam o que seus alunos compreendem e desenvolvem, ou não, os letramentos voltados à leitura e aos termos gramaticais. Os resultados apontaram que, na percepção dos professores, não ocorre uma apropriação plena dos termos gramaticais e seus conceitos pelos alunos, bem como os livros didáticos e gramáticas consultados não tornam efetivamente acessíveis terminológica e textualmente esse conhecimento. À luz das análises de dados, foram elaboradas estratégias didático-pedagógicas voltadas ao letramento terminológico e à ATT para o Ensino Médio. Concluímos que propiciar a construção e o desenvolvimento de letramentos, inclusive o terminológico, por parte dos professores de Língua Portuguesa, contribui para a aprendizagem significativa dos estudantes e para a sua produção de sentidos para além do estudo da gramática e da sala de aula em si. |