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Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre

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dc.contributor.advisor Tallini, Karin pt_BR
dc.contributor.advisor Prestes, Liliane Madruga pt_BR
dc.contributor.author Carneiro, Pricila Munhoz pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-30T18:51:45Z
dc.date.available 2023-10-30T18:51:45Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/905 pt_BR
dc.description.abstract Os laboratórios de ciências fazem parte do contexto das escolas enquanto espaço educativo, em particular, para o desenvolvimento de atividades experimentais no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Todavia, não raras vezes, tais espaços se encontram em condições precárias e/ou são utilizados de forma inapropriada fazendo com que sejam sub-utilizados. Outro fator a ser evidenciado é que em muitas escolas há falta de profissionais qualificados em laboratórios para prestar apoio técnico aos docentes nas atividades práticas. Neste enfoque, o presente projeto visa investigar como tais espaços têm sido implementados no contexto das escolas públicas e também no âmbito das atuais políticas públicas, por exemplo, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Para atender a este problema de pesquisa o presente trabalho tem por objetivo geral aprofundar os estudos acerca da utilização do laboratório escolar enquanto potencializador das aprendizagens no ensino de ciências, realizar uma revisão de literatura quanto à utilização do laboratório escolar, mapear a situação dos mesmos e analisar os dados produzidos articulando com os referenciais teóricos e apontando subsídios para o aprimoramento/redimensionamento tanto dos laboratórios. A metodologia de estudo constará de pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, incluindo a observação ?in loco? e realização de registros fotográficos de como tal espaço tem sido configurado. Os resultados esperados deste estudo serão apontar alternativas e/ou demandas para o aprimoramento e implementação de políticas públicas voltadas ao dimensionamento do espaço do laboratório enquanto potencializador no processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza: Química e Biologia. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.title Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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