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Concepções e práticas de educação ambiental entre professores da Escola Estadual Almirante Barroso na APA Delta do Jacuí, RS

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dc.contributor.advisor Lisboa, Cassiano Pamplona pt_BR
dc.contributor.author Schell, Evani Mota pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-27T19:47:50Z
dc.date.available 2023-10-27T19:47:50Z
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/903 pt_BR
dc.description.abstract A Educação Ambiental (EA), segundo Isabel Cristina de Moura Carvalho, pode ser entendida como a formação de um sujeito capaz de ler seu ambiente e de interpretar as relações de conflitos e os problemas presentes por meio de um diagnóstico crítico das questões ambientais, bem como da auto compreensão do lugar que ocupa nessas relações. Idealizada nos anos 1960 e 1970, a EA se transforma progressivamente em uma proposta educativa forte, no sentido de dialogar com o campo educacional, com suas tradições teóricas e saberes, tornando-se política pública no Brasil a partir dos anos 1980. Contemporaneamente, a EA deve perpassar transversalmente o currículo, integrando todas as áreas do conhecimento para a construção de uma perspectiva interdisciplinar que favoreça a compreensão das questões que afetam as relações entre os grupos humanos e seu ambiente. Considerando, portanto, sua história e sua importância no contexto educacional nacional, este TCC teve como objetivo conhecer e descrever as concepções e práticas de educação ambiental de docentes da Escola Estadual Almirante Barroso localizada na APA Delta do Jacuí, onde atuo há mais de 12 anos como agente educacional. Para a consecução dos objetivos propostos, primeiramente se realizou uma pesquisa documental sobre o histórico de emergência do campo ambiental, bem como sobre o marco legal da EA no Brasil. Num segundo momento, realizou-se entrevistas semiestruturadas junto a 8 docentes da escola, selecionados conforme suas disposições para participarem da pesquisa. Para a classificação das concepções de educação ambiental foram utilizadas as categorias propostas por Lilian Alves Schmitt: EA naturalista conservadora, EA normativa e EA critica reflexiva. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se que os professores consideram a EA importante e que deve ser abordada dentro da sala de aula; eles acreditam, além disso, que por estarem um ambiente de preservação natural, os alunos já têm este olhar mais atento às questões ambientais. Por outro lado, a maneira como os discentes falam sobre as problemáticas ambientais dentro da sua comunidade evidencia a distância em que ainda têm a percorrer para o seu enfrentamento. A falta de tempo e dedicação de professores para fazerem com que esses projetos ou essas abordagens de temáticas pontuais possam ser ampliados e melhor articulados foi outro problema apontado pelos professores entrevistados. Por fim, no que se refere às concepções de EA, percebeu-se que nas falas dos professores se misturam as três concepções de EA, ainda que predominem elementos característicos da corrente de EA normativa. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.title Concepções e práticas de educação ambiental entre professores da Escola Estadual Almirante Barroso na APA Delta do Jacuí, RS pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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