Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Atitude investigativa no ensino de ciências : percepções, limites e possibilidades em um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pizzato, Michelle Camara pt_BR
dc.contributor.author Silva, Carolina Borba da pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-27T19:28:52Z
dc.date.available 2023-10-27T19:28:52Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/899 pt_BR
dc.description.abstract O propósito deste estudo é averiguar como a atitude investigativa - entendida aqui como um conjunto de comportamentos e ações movidos por emoções específicas - se faz presente nas aulas de Química de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em dois contextos distintos: em um espaço formal de ensino e em um espaço não-formal, projetado para o desenvolvimento desses comportamentos. Sendo uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, utilizamos como instrumentos para a produção de dados: diário de observações, entrevistas semiestruturadas e gravações em áudio e vídeo; para a discussão, utilizamos a Análise de Conteúdo como método. Neste sentido, este estudo busca também apresentar uma reflexão sobre como a atitude investigativa pode contribuir para uma melhor aprendizagem em Química, em Ciências da Natureza e, indo, além disso, para a formação de um sujeito crítico, responsável e cidadão. Por fim, propomos algumas atividades que podem auxiliar no desenvolvimento de atitude investigativa – atividades relacionadas diretamente aos comportamentos específicos que se deseja desenvolver, como: observar; sugerir e avaliar hipóteses; propor perguntas; identificar relações causais; construir consenso; analisar dados e fazer conclusões. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Atitude investigativa no ensino de ciências : percepções, limites e possibilidades em um estudo de caso pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789899.pdf 1.418Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account