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As representações sociais das homolesbotransfobias sob a perspectiva das junventudes : o contexto escolar em ação

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dc.contributor.advisor Zucolotto, Andréia Modrzejewski pt_BR
dc.contributor.author Miranda, Guilherme Franco pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-27T19:17:42Z
dc.date.available 2023-10-27T19:17:42Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/898 pt_BR
dc.description.abstract A escola é um espaço que congrega vários cenários sociais de relações interpessoais. Muito embora ela não seja meramente reprodutora de tais similitudes, acaba por refletir as tramas sociais existentes no espaço macro da sociedade. O preconceito e a discriminação, na sua expressão mais contundente ? a violência ? vitimizaram e impediram a existência de vidas humanas ao longo de toda a história, o que sofreu uma importante transformação no século XXI, sendo que em 2012 no Brasil, foram registradas pelo poder público 3.084 denúncias de 9.982 violações relacionadas à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), envolvendo 4.851 vítimas e 4.784 suspeitos. O direito à educação invalida a dicotomia dos direitos humanos que separa os direitos civis e políticos dos direitos econômicos, sociais e culturais, já que engloba todos ao afirmar e afiançar a universalidade conceitual desses direitos negando-se a aceitar que a desigualdade e a pobreza sejam fenômenos contra os quais não se pode lutar. Na escola, a homofobia e os preconceitos a ela associados ? como um conjunto de crenças, atitudes e comportamentos negativos atribuídos a membros de determinados grupos sociais ? se expressam por meio de agressões verbais e/ou físicas a que estão sujeitos estudantes que resistem a se adequar à heteronormatividade. A Teoria das Representações Sociais, operacionaliza um conceito para trabalhar com o pensamento social em sua dinâmica e em sua diversidade, universo consensual sendo aquele que se constitui principalmente na conversação informal, na vida cotidiana, enquanto o universo reificado se cristaliza no espaço científico, com seus cânones de linguagem e sua hierarquia interna, ou seja, a TRS, propõe uma psicossociologia do conhecimento, com forte apoio sociológico, mas sem desprezar os processos subjetivos e cognitivos. Sendo assim, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar as representações sociais das homolesbotransfobias no espaço escolar. A metodologia deste de trabalho será aplicação de instrumento denominado Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual de Gênero (EPDSG) ? em uma Escola Estadual da Microrregião 8 de Porto Alegre/RS ?, essa escala foi selecionada por medir o preconceito tanto contra não conformidade de gênero quanto por identidade de gênero e transexualidade. A análise dos resultados será uma abordagem qualitativa estudo de caso, sob a perspectiva que concebe as representações sociais como um processo socialmente construído pelos sujeitos nas suas interações cotidianas, enquanto atuam na realidade. Cabe salientar que a escola sendo um espaço de reprodução de um protótipo de sociedade ideal, salienta alguns posicionamentos, principalmente religiosos e midiáticos, que acarretam a exclusão e marginalização dos indivíduos que não ?se adéquam? a esses estereótipos ? tendo a escola como objetivo ? tornar o estudante ativo a transformação, visto que a sociedade atual manobra a massa necessária para execução de seus objetivos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.title As representações sociais das homolesbotransfobias sob a perspectiva das junventudes : o contexto escolar em ação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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