dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa relacionar a Educação do Campo e o uso da Aprendizagem Significativa no ensino de ciências. Por um longo tempo, a educação do campo se encarregou de reduzir a escassez de políticas específicas para o contexto dos povos que vivem no campo; contudo, ao mesmo tempo, os currículos e as práticas foram submetidos de forma irrefletida ao modelo urbanístico de escola, e muitos permanecem assim até hoje. Dessa forma, é pertinente tratar das questões que envolvem o ensino e a aprendizagem na educação do campo e, especificamente, a adoção de teorias tais como a da Aprendizagem Significativa, muito usada na Educação em Ciências. Para tanto, a pesquisa associada ao TCC foi feita através de uma abordagem de cunho bibliográfico, e buscou identificar e analisar artigos de periódicos que associam a Educação do Campo, a Aprendizagem Significativa e o Ensino de Ciências. Pretendeu-se, com tal pesquisa, esclarecer como o uso da aprendizagem significativa para a aprendizagem de ciências pode auxiliar a Educação do Campo, facilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos na escola para a cultura local. Com isso, espera-se evidenciar a importância da escola do campo e do preparo dos educadores para lidar com essa realidade. |
pt_BR |