Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

As tecnologias digitais como possibilidade de mudança na formação inicial de professores de ciências

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pizzato, Michelle Camara pt_BR
dc.contributor.author Prado, Daniel Ortiz pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-26T02:41:47Z
dc.date.available 2023-10-26T02:41:47Z
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/893 pt_BR
dc.description.abstract As tecnologias digitais estão difundidas nos mais distintos contextos econômicos, culturais, sociais, políticos e educacionais. Compreender as tecnologias digitais (TDs) como mecanismo de transformação social nos mais distintos usos por pessoas torna-se importante, ao se refletir sobre sua plasticidade enquanto ferramenta para comunicar, armazenar dados, entreter e educar. Nesse sentido, como ocorre a incorporação de tecnologias digitais na formação inicial de professores de ciência? Como objetivo geral, temos que investigar a formação inicial de professores de ciências em relação à incorporação de tecnologias digitais. Para analisar a formação inicial contamos com uma pesquisa documental e qualitativa de caráter exploratório, analisando os projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza em relação à presença de Tecnologias Digitais e formas de ensino e aprendizagem voltadas para o ensino de ciências nesses documentos. Foi filtrado 10 cursos de graduação pública na modalidade presencial e a base de busca por esses cursos foi o site E-MEC. A incorporação de tecnologias digitais na formação inicial de professores de ciências ocorre de forma pontual, conforme os PPC analisados, haja vista que nem todos os cursos têm um direcionamento para utilização de forma efetiva com objetivos claros, justificativa, plano de ensino e disciplinas voltadas para o ensino e aprendizagem para com as TDs. Por esse prisma a profissão docente pode e deve ser repensada a partir dos novos paradigmas vivenciados na educação a partir da incorporação das TDs por estudantes e professores. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.title As tecnologias digitais como possibilidade de mudança na formação inicial de professores de ciências pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789893.pdf 558.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account