dc.description.abstract |
A presente investigação teve como foco analisar como o conceito de densidade tem sido abordado no desenho animado Show da Luna, enfocando as potencialidades de tal artefato para o aprimoramento das práticas de ensino de ciências no contexto da Educação Básica. Para tanto, a metodologia adotada foi de cunho qualitativo sendo realizada a revisão de literatura com mapeamento de teses e dissertações já realizadas sobre o tema. Concomitante foi realizada a pesquisa documental tendo como foco as políticas curriculares vigentes, a saber, a Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. Na sequência, foi realizado o mapeamento dos conteúdos veiculados no desenho animado, foco deste estudo, em especial, no episódio intitulado Afunda ou Flutua? Os dados produzidos apontam para a relevância dos estudos sobre mídia e divulgação científica no contexto atual, em especial, analisando os conteúdos veiculados e acessados por crianças e adolescentes, problematizando-os e investigando as potencialidades para o aprimoramento das práticas de ensino de Ciências da Natureza. |
pt_BR |