Abstract:
|
O presente artigo trata de questões sobre currículo e suas adaptações
para os alunos público-alvo da educação inclusiva, no que tange o processo
avaliativo. O objetivo é compreender a adaptação curricular para a inclusão do
aluno com deficiência, bem como refletir sobre o processo de avaliação em
adaptação de pequeno porte. O que me motivou a trabalhar esse tema refere-se
a minha trajetória no ensino, pois durante um período de minha vida precisei de
adaptação no currículo escolar. A metodologia utilizada na pesquisa foi a
bibliográfica, de cunho descritivo e qualitativo, por meio de fichas de leituras.
Após elaborar uma reflexão sobre essas fichas de leituras de vários autores,
buscou-se responder à questão tema desta pesquisa. Logo, considera-se que
as políticas públicas objetivam amparar as questões voltadas à aprendizagem
de todos, por isso as adaptações curriculares e a avaliação mediadora são
essenciais para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, que
ultrapasse as barreiras atitudinais. O estudo tem a intenção de contribuir para
pesquisas sobre educação inclusiva e refletir sobre as adaptações de currículo
e de avaliação no contexto da escola para alunos com deficiência. |