Abstract:
|
O presente trabalho visa apresentar um estudo histórico de um projeto de ensino matemático chamado CLUMA, desenvolvido em uma escola Rural localizada no município de Osório (RS) nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Tendo como objetivo analisar as práticas realizadas em um espaço para o estudo da matemática, sendo esse, um clube de matemática. Neste contexto, procurou-se realizar como
metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa de estudo de caso através de
narrativas em entrevistas semiestruturadas com professoras que atuaram no projeto
durante essas décadas e também da pesquisa documental através de documentos
relevantes para a investigação. Através dessas narrativas, analisou-se a importância do desenvolvimento do trabalho compartilhado, a disponibilidade de tempo, as condições encontradas de trabalho e suas metodologias para que pudéssemos verificar quais eram as práticas levadas a cabo em um clube de matemática em uma escola estadual no município de Osório. Concluiu-se que os professores desse período, mesmo com poucos recursos, dedicavam- se aos estudos em cursos de aperfeiçoamento a fim de possibilitar a troca de seus conhecimentos em planejamentos compartilhados, tendo em sua postura docente a reflexão tecida com a contribuição dos alunos. |