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A teoria da atividade como uma concepção para o estudo do conteúdo de proporcionalidade

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Title: A teoria da atividade como uma concepção para o estudo do conteúdo de proporcionalidade
Author: Blumm, Alexia Lenara
Abstract: O objetivo deste trabalho é a construção e desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem, com princípios na Teoria da Atividade sob a perspectiva de Alexei N. Leontiev, a fim de abordar os conceitos de Proporcionalidade no 8o ano do ensino fundamental. O desenvolvimento deste se deve a necessidade de percebermos a matemática como produto da atividade humana, ao invés de compreendê-la como um conteúdo abstrato apreendido nas escolas, muitas vezes de maneira mecânica e repetitiva. Como aporte teórico para esta pesquisa utilizou-se o contexto da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski aliada a Teoria da Atividade (TA) de Leontiev, bem como a percepção de seus elementos no contexto educacional. O conceito de Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) utilizado, advém da concepção apresentada por Manoel Oriosvaldo de Moura no contexto da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Para o desenvolvimento da investigação utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, onde tornamos o processo de investigação e análise em um ciclo de estudo, pesquisa e exploração da teoria e de análise e investigação da prática/aplicação. A prática de ensino foi desenvolvida e aplicada com uma turma de 8o ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública de ensino, localizada na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, durante o cenário pandêmico e com Ensino Híbrido. No total, foram desenvolvidas oito etapas durante a aplicação da SDA, que abordaram desde uma pesquisa realizada pelos alunos acerca da primeira refeição do dia (café da manhã), como a manipulação dos dados obtidos através desta e elaboração de um trabalho escrito que apresentasse todas situações desenvolvidas pelos alunos. Os dados analisados no presente trabalho foram coletados de formas diferentes sendo elas gravação das falas dos alunos, anotações acerca das motivações e interesses dos alunos durante a aplicação da SDA e através dos trabalhos escritos desenvolvidos. Como resultados elencamos três tópicos diferentes sendo estes motivação dos alunos, construção dos conhecimentos e eficácia da SDA aplicada, e a partir destes percebemos que os alunos mostraram-se motivados e envolvidos na realização e resolução das situações propostas e conseguiram desenvolver os cálculos de forma correta. Ainda, identificamos o processo de apropriação dos conceitos matemáticos de maneira efetiva e observamos que a SDA desencadeou a aprendizagem dos alunos. Desta forma, concluiu-se que é possível a construção e elaboração de uma SDA, que de fato abordasse os conteúdos previstos, permitindo aos alunos a construção dos conhecimentos matemáticos, por meio de ambientes que priorizem a interação entre os alunos e a autonomia dos mesmos, e que possibilite gerar novas necessidades, novas problemáticas e ainda, abordar outros conteúdos ou desenvolver novas situações desencadeadoras de aprendizagem.The goal of this paper is to create and develop a Learning Triggering Situation, with the principles in the Activity Theory from the perspective of Alexei N. Leontiev, in order to approach the concepts of Proportion of 8th grade of elementary school. The development is due to the necessity that we think of mathematics as a product of human activity, instead of conceiving it as an abstract topic that is learned in schools, most of the time in a mechanical and repetitive way. As a technical contribution to this research, the approach of Vigotski Cultural-historical Theory in association with Activity Theory (TA) of Leontiev was used, as well as the perception of its elements in the educational context. The concept of Learning Triggering Situation (LTS) utilized comes from the concept shown by Manoel Oriosvaldo de Moura in the context of the Teaching Guiding Activity (TGA). For the development of the study, action-search methodology was used, where the process of investigation and analysis became a study, research and exploration of theory cycle, of analysis and investigation of the practice/application. The teaching practice was developed and applied in an 8th grade of elementary school class, in a school of the public education system, located on the North Coast of Rio Grande do Sul, under a pandemic scenario and with a Hibrid Teaching system. In total, eight steps were developed during the application of the LTS, that addressed from a research realized by the students with the first morning meal (breakfast) as subject, as well as the handling of the data gathered, and the making of a written coursework that showed all the situations developed by the students. The data analyzed in the present paper was gathered in different ways, that being recording of the students’ speeches, notes about motivation and interests of the students while the LTS was being applied and with the written coursework developed. As results, three different topics were listed, that being motivation of the students, knowledge building and applied LTS efficiency, and with that we saw that the students showed themselves motivated and invested in the realization and resolution of the proposed situations and managed to develop the calculations with accuracy. Still, we identified the process of appropriation of mathematic concepts in an effective way and observed that LTS triggered the learning of the students. In that way, it was concluded that it’s possible the construction and elaboration of an LTS, that in fact approach the fixed subject, allowing to the students the building of mathematic knowledge, by the means of environments that prioritize the interaction between students and the independence of themselves, and that makes possible to create new necessities, new problems and still, approach other topics or to develop new Learning Triggering Situations.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/760
Date: 2022


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