Abstract:
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O comércio varejista de supermercados é composto por todos os supermercados da cidade. Para uma cidade estar bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. O principal objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação dos clientes do comércio varejista de supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí em relação aos 4 P`s de Marketing. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um questionário estruturado em uma amostra não probabilística composta por 150 moradores da Cidade de São Sebastião do Caí. No questionário foram abordados os três maiores supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí, e também teve a opção de escolha de outro de preferência do respondente. Os principais resultados encontrados mostram que a maioria dos consumidores que compuseram a amostra preferem fazer suas compras de maior valor no Supermercado A, tem média de idade de 31 a 60 anos, residem no bairro Loteamento Popular, possuem Segundo Grau Completo ou Superior Incompleto, possuem renda entre 2 e 3 salários mínimos, vão poucos dias por mês aos supermercados, ou seja, de 1 a 7 dias e são clientes há pouco tempo dos supermercados, de 1 a 5 anos. O Supermercado A foi o mais bem avaliado na percepção dos clientes com média geral de 3,47 pontos na escala Likert, seguido dos Supermercados C apresentando 3,43 pontos e seguido do Supermercado B com 3,41 pontos. Com os resultados da pesquisa torna-se possível avaliar o quão satisfeito os clientes estão em relação aos principais supermercados de São Sebastião do Caí. Além disso, foram identificados aspectos a serem melhorados nas organizações, corrigindo as falhas e contribuindo para a elevação do nível da satisfação dos clientes. A importância de se pesquisar este tema é que descobrimos que para as cidades estarem bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. Sendo assim, o cliente percebe a qualidade no comércio varejista quando existe nos supermercados bom atendimento, produtos de qualidade, preços uniformes, promoções adequadas, e que eles estejam num bom ponto de referência. |