Abstract:
|
A aparência de uma pessoa e a roupa que ela está vestindo são pistas para a formação de impressões e atributos: aparência, vestimenta, porte físico, maquiagem, cabelo e acessórios são formas de comunicação não verbal que podem refletir na impressão sobre a organização a quem se representa. Diante disso, faz-se necessário o entendimento sobre a aparência na percepção do prestador e do serviço prestado. Para tanto, o presente trabalho investiga esta relação, através de um experimento de laboratório que manipulou quatro condições, analisando a influência da vestimenta formal versus informal e a aparência através do uso de barba versus sem barba na apresentação de um projeto de empresa júnior. Participaram do estudo 122 estudantes, com idade média de 23,4 anos. Os resultados apontam que o locutor de uma apresentação é considerado com melhor aparência e postura profissional, bem como transmite maior credibilidade, quando está vestido formalmente. De modo geral, a barba não apresentou influência para as variáveis analisadas, no entanto, em todos os quesitos, a aparência formal foi melhor avaliada. O presente estudo, nesse sentido, pode ser um orientador para autônomos e organizações na tomada de decisões para a formulação de políticas de apresentação. |