Abstract:
|
As constantes mudanças percebidas no cenário econômico e as transformações do mercado exigem ações cada vez mais rápidas das empresas para o melhor aproveitamento das oportunidades que surgem e para superar as dificuldades. Nesta realidade, este estudo teve o objetivo de elaborar o planejamento estratégico como ferramenta de gestão de uma fazenda (camping), de pequeno porte, do setor de turismo e lazer para que desenvolva suas estratégias empresariais frente às mudanças do mercado. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso utilizando a pesquisa qualitativa de natureza aplicada com objetivo exploratório. A coleta de dados foi realizada através de entrevista com o proprietário, pesquisa documental e visita ao local. Após o levantamento de dados foi realizada a análise do negócio, utilizando algumas ferramentas do planejamento estratégico que auxiliam na identificação do ambiente interno e externo da empresa, bem como sua missão, visão e valores. Assim, fornecendo condições para construir o planejamento estratégico do negócio. Logo, os principais resultados demonstram que é possível a implantação do planejamento estratégico nesta pequena empresa, para que se torne mais competitiva em seu ramo de atividade. |