Abstract:
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O motociclismo sempre foi um esporte praticado por adoradores de adrenalina, sobretudo os homens. Porém com o feminismo e a expansão das mulheres no universo motociclístico se tornou necessário buscar entender esse novo segmento não compreendido pelo marketing. Dentre os principais fatores que contribuem a restrição da participação do consumo feminino por motocicletas de alto desempenho, são os fatores culturais, sociais e pessoais, caracterizando-se como a raiz do problema. As poucas mulheres que são proprietárias de motos de alta cilindrada no litoral norte do Rio Grande do Sul tiveram o apoio inicial vindo das famílias e do modo de criação, afetando diretamente a personalidade da menina futura pilota. Neste sentido o trabalho visou analisar o comportamento de compra dessas mulheres, identificando consequentemente os fatores de influência. Verificando, assim, que a maior percepção dos participantes do motociclismo para este novo componente é uma visão ainda muito retrógada e preconceituosa, inclusive das garupas de motos. Desta forma o estudo proporcionou verificar as principais características motivadoras das pilotas de motos de alta cilindrada, evidenciando a importância de ser representado. Além disso, a pesquisa demonstrou que ainda é um mercado primário e que está ganhando espaço, e a mulher pode consumir qualquer moto de qualquer cilindrada. |