Abstract:
|
A importância das práticas de marketing sustentável e de ações socioambientais tem levado as organizações a adotarem políticas ambientais a fim de promover um ambiente interno e externo integrados com o bem estar social, gerando assim uma imagem positiva para a mesma. O presente estudo teve como objetivo analisar a aplicação de políticas ambientais em quatro empresas do Vale do Caí- RS. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com a técnica de estudo de caso múltiplos, a coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. E através desses métodos obtiveram-se resultados que mostram que as organizações se preocupam com ações socioambientais no que se refere ao bem estar dos seus colaboradores, com a sociedade em geral e com a forma como essas ações são expostas. No que se refere a legislação, percebeu-se que algumas organizações realizam ações sustentáveis somente para cumprir o que estabelece a lei. Para outras, as ações são aplicadas por entenderem serem responsáveis por medidas socioambientais, independente da existência das leis. |