Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Relações entre a epistemologia e a prática docente no ensino de ciências : contribuições de Piaget e Vygotsky

Show simple item record

dc.contributor.advisor Escott, Clarice Monteiro pt_BR
dc.contributor.author Furquim, Leila Camara pt_BR
dc.date.accessioned 2022-09-02T12:07:35Z
dc.date.available 2022-09-02T12:07:35Z
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/585 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, desenvolvida como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ? Habilitação em Química e Biologia, caracteriza-se como básica, exploratória com uma abordagem qualitativa e bibliográfica. Tem como objetivo compreender como se dá a construção do conhecimento e quais práticas pedagógicas na perspectiva da epistemologia interacionista, no âmbito do ensino de ciências na educação básica, podem contribuir para que os docentes ressignifiquem sua ação pedagógica e reflitam sobre os processos de ensino e de aprendizagem, bem como seus impactos no desenvolvimento e na vida de seus alunos. Busca responder aos seguintes problemas de pesquisa: A compreensão do professor sobre como se dá a construção do conhecimento em uma perspectiva interacionista tem impacto nas práticas pedagógicas no âmbito do ensino de ciências na educação básica? De que forma a epistemologia interacionista pode contribuir para que os docentes ressignifiquem sua ação pedagógica e reflitam sobre os processos de ensino e de aprendizagem com impactos positivos no desenvolvimento e na vida de seus alunos? O referencial teórico abordou as epistemologias apriorista, empirista e interacionista, procurando encontrar a relação entre teoria e prática nos processos de ensino e de aprendizagem. Ainda, aprofunda as teorias de Piaget e Vygotsky, buscando compreender seus principais postulados, bem como suas contribuições para o desenvolvimento da prática docente interacionista no ensino de ciências. A pesquisa ainda identificou artigos, por meio do portal CAPES, em português, no período entre 2010-2011, que relacionam o ensino de ciências na educação básica às teorias de Piaget e Vygotsky, estabelecendo a relação teoria e prática. A busca teve como base as categorias PedagogiaRelacional, Mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal, Vygotsky, Experimentação, Piaget e Ensino de Ciências. Considerando a análise das categorias expostas, de forma geral, identificamos nos artigos analisados, que os professores das experiências relatadas, desenvolveram abordagens interacionistas, contrapondo-se às práticas pedagógicas características do ensino tradicional. Essas abordagens, em consonância com a epistemologia interacionista, têm o objetivo de mediar a construção do conhecimento, concebendo circunstâncias para que o cotidiano seja problematizado por meio de práticas didáticas, de tal maneira que o aluno desenvolva sua autonomia moral e intelectual. Por fim, desvela-se que, em contraposição ao método tradicional e empirista no ensino de ciências, é de grande importância que os professores se apropriem das contribuições das categorias centrais elencadas a partir de teoria de Piaget e Vygotsky para esse estudo. O desenvolvimento de uma didática interacionista, depende em grande parte da compreensão dos conceitos centrais das teorias que sustentam a prática docente no ensino de ciências e seu impacto na aprendizagem dos alunos da educação básica. Por fim, foi desenvolvido um banco de atividades de base interacionista, que contribua como fonte de inspiração para a prática pedagógica dos docentes no ensino de ciências na educação básica. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Epistemologia pt_BR
dc.title Relações entre a epistemologia e a prática docente no ensino de ciências : contribuições de Piaget e Vygotsky pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de gradução pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789585.pdf 4.756Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account