Abstract:
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A Resolução de Problemas é uma tendência amplamente discutida na Educação Matemática. A preocupação de desenvolver pedagogias voltadas para a resolução de problemas encontra-se expressa nas propostas curriculares mundialmente, inclusive no Brasil. Essa proposta sofreu modificações nas últimas décadas, hoje a Resolução de Problemas se caracteriza por investigação e exploração de conceitos diversos. A mobilização de saberes pode ser discutida a partir da solução proposta aos problemas. O objetivo desse estudo é problematizar a mobilização dos saberes dos estudantes através da proposição de problemas matemáticos. Os dados foram produzidos a partir da análise de problemas resolvidos por alunos dos sextos anos de uma escola pública de ensino fundamental no munícipio de Carlos Barbosa- RS. Esse texto apresenta a relação entre as reflexões realizadas durante o curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica e a pesquisa realizada na escola tendo como foco a Resolução de Problemas como Proposta Metodológica. Trata-se de um processo de pesquisa-ação, uma vez que eu estou envolvida diretamente na pesquisa como professora e pesquisadora. Os resultados mostram a importância do uso da Resolução de Problemas para o exercício da formalização como forma de comunicação pelo aluno, pois, ele se envolve com conceitos matemáticos, criando hipóteses, possíveis soluções e discute com os colegas, o que promove um ambiente de aprendizagem voltado para a colaboração e produção coletiva do conhecimento, tendo como foco a solução da situação problema proposta. |