dc.contributor.author |
Kurmann, Karine |
pt_BR |
dc.date |
2018 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/395 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Resolução de Problemas é uma tendência amplamente discutida na Educação Matemática. A preocupação de desenvolver pedagogias voltadas para a resolução de problemas encontra-se expressa nas propostas curriculares mundialmente, inclusive no Brasil. Essa proposta sofreu modificações nas últimas décadas, hoje a Resolução de Problemas se caracteriza por investigação e exploração de conceitos diversos. A mobilização de saberes pode ser discutida a partir da solução proposta aos problemas. O objetivo desse estudo é problematizar a mobilização dos saberes dos estudantes através da proposição de problemas matemáticos. Os dados foram produzidos a partir da análise de problemas resolvidos por alunos dos sextos anos de uma escola pública de ensino fundamental no munícipio de Carlos Barbosa- RS. Esse texto apresenta a relação entre as reflexões realizadas durante o curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica e a pesquisa realizada na escola tendo como foco a Resolução de Problemas como Proposta Metodológica. Trata-se de um processo de pesquisa-ação, uma vez que eu estou envolvida diretamente na pesquisa como professora e pesquisadora. Os resultados mostram a importância do uso da Resolução de Problemas para o exercício da formalização como forma de comunicação pelo aluno, pois, ele se envolve com conceitos matemáticos, criando hipóteses, possíveis soluções e discute com os colegas, o que promove um ambiente de aprendizagem voltado para a colaboração e produção coletiva do conhecimento, tendo como foco a solução da situação problema proposta. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Resolução de problemas como vetor da mobilização de saberes nos anos finais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |