Abstract:
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O presente artigo tem a finalidade de analisar os resultados da pesquisa sobre a relação existente entre o raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do município de Cotiporã. Para a realização do estudo, desenvolveu-se uma pesquisa através da coleta e interpretação de dados quantitativos e qualitativos produzidos através da interação entre a pesquisadora e os estudantes, por meio da resolução de problemas matemáticos com o uso dos operadores proposicionais. Partiu-se da hipótese de que a resolução de problemas matemáticos permite aos professores trabalharem com situações do nosso dia a dia, contextualizando conteúdos e tornando-os significativos. O desenvolvimento do raciocínio lógico permite fazermos interpretações mais aprofundadas de determinadas situações que envolvam o pensamento matemático. Com isso, o artigo busca, através da descrição e análise dos fatos ocorridos e dos dados coletados, mostrar a importância dessa relação existente entre o raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos por meio dos operadores proposicionais. Reuniram-se, entre os meses de março e abril de 2018, nove estudantes em seis encontros pedagógicos, divididos em uma avaliação inicial, quatro aulas para explicação dos operadores proposicionais e resolução de problemas matemáticos e uma avaliação final. Concluiu-se, segundo as descrições dos sujeitos da pesquisa e de acordo com as comparações das notas das provas destes, que o trabalho com os operadores da lógica proposicional clássica parece contribuir para a resolução de problemas matemáticos. |