dc.contributor.advisor |
Soares, Franco Nero Antunes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pierozan, Angelica Lourdes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/394 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem a finalidade de analisar os resultados da pesquisa sobre a relação existente entre o raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do município de Cotiporã. Para a realização do estudo, desenvolveu-se uma pesquisa através da coleta e interpretação de dados quantitativos e qualitativos produzidos através da interação entre a pesquisadora e os estudantes, por meio da resolução de problemas matemáticos com o uso dos operadores proposicionais. Partiu-se da hipótese de que a resolução de problemas matemáticos permite aos professores trabalharem com situações do nosso dia a dia, contextualizando conteúdos e tornando-os significativos. O desenvolvimento do raciocínio lógico permite fazermos interpretações mais aprofundadas de determinadas situações que envolvam o pensamento matemático. Com isso, o artigo busca, através da descrição e análise dos fatos ocorridos e dos dados coletados, mostrar a importância dessa relação existente entre o raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos por meio dos operadores proposicionais. Reuniram-se, entre os meses de março e abril de 2018, nove estudantes em seis encontros pedagógicos, divididos em uma avaliação inicial, quatro aulas para explicação dos operadores proposicionais e resolução de problemas matemáticos e uma avaliação final. Concluiu-se, segundo as descrições dos sujeitos da pesquisa e de acordo com as comparações das notas das provas destes, que o trabalho com os operadores da lógica proposicional clássica parece contribuir para a resolução de problemas matemáticos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos com alunos do 9º ano de Cotiporã |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |