Abstract:
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Este trabalho apresenta resultados de um processo investigatório baseado numa atividade de prática de ensino sobre produtos notáveis, realizada com com um grupo de 15 alunos de 8º ano de uma escola pública municipal de Bento Gonçalves no ano de 2017. O trabalho apresenta reflexões sobre a experiência realizada em relação ao ensino de produto notável através de oficinas, nas quais os educandos puderam manusear materiais concretos com o objetivo de compreender relações algébricas a partir da geometria. A professora pesquisadora atuou como mediadora em relação aos objetos de aprendizagem, levando em consideração o objetivo previamente definido no planejamento das atividades. O processo investigatório foi baseado em uma avaliação prévia sobre produtos notáveis, seguida de três oficinas de construção de conceitos algébricos a partir de relações de áreas e medidas de formas geométricas. Para a implementação dessas oficinas foram usados o Material Dourado, o Algeplan, cartolina e EVA para construções geométricas relacionadas a propriedades algébricas dos produtos notáveis. A atividade desenvolvida nos mostrou que é possível implementar atividades de ensino de produtos notáveis a partir de relações geométricas, de tal modo que esse tipo de atividade, torne o aprendizado e a discussão de relações algébricas menos abstrato, além de despertar o interesse dos estudantes para o estudo de tópicos abstratos da matemática. Além disso, atividade tornou-se significativa pois, mesmo os alunos tendo dificuldades em assimilar algo com o qual não estão acostumados, puderam se familiarizar com a álgebra relacionada à geometria e perceber que aulas de matemática com essa abordagem proporcionam troca de conhecimentos e experiências que dinamizam e tornam menos massificante o processo. |