Title: | A atuação dos tutores nos processos de ensino e aprendizagem na EAD: ações de melhoria e orientação que impactam a aprendizagem discente |
Author: | Velasques, Fransciély Valladas |
Abstract: |
Distance Education carries out the teaching and learning process through the Virtual Learning Environment that allows interaction between teachers, tutors and students. Thus, due to physical and temporal distance, there is a difficulty in engaging students in online disciplines, as in classroom teaching, considering the performance of activities, interaction in the environment, and especially active access to content. Thus, this research aims to identify what actions can be taken by tutors to ensure greater engagement and student learning in online disciplines. From these results, a manual was elaborated in which it presents these actions, contributing with the performance of the tutors and qualification of the teaching and learning processes. To contemplate the objective of the research, the investigative path was of a qualitative nature, based on the method of a single case study with incorporated units and content analysis based on previous categories. Thus, semi-structured interviews were conducted with teachers and tutors with experience in distance education from four institutions in southern Brazil, as well as online questionnaires were applied to students and graduates of these institutions. As a result, there are the main difficulties in the compression of technologies and organization of VLE, time management, understanding of the content, absence of face-to-face contact, in addition to the time to answer questions. As actions to qualify the learning process, it is suggested: the instrumentalization of the technological resources and organization of the VLE, tools for organizing time, audio and video tools, the help of tutors in teaching activities, synchronous communication for interaction and for immediate return, in addition to personalized monitoring by tutors to students. A Educação a Distância (EaD) realiza o processo de ensino e aprendizagem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permite a interação entre docentes, tutores e discentes. Assim, devido a distância física e temporal, observa-se uma dificuldade em engajar os estudantes nas disciplinas online, como no ensino presencial, considerando a realização das atividades, a interação no ambiente, e principalmente o acesso ativo ao conteúdo. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo identificar quais ações podem ser tomadas pelos tutores para garantir um maior engajamento e aprendizagem discente nas disciplinas online. A partir desses resultados, foi elaborado um manual em que apresenta essas ações, contribuindo com a atuação dos tutores e qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para contemplar o objetivo da pesquisa, o caminho investigativo foi de natureza qualitativa, a partir do método de estudo de caso único com unidades incorporadas e análise de conteúdo com base em categorias prévias. Dessa forma, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e tutores com experiência em EaD de quatro instituições do Sul do Brasil, bem como aplicados questionários online com os alunos e egressos dessas instituições. Como resultado, observa-se as dificuldades principais de compressão de tecnologias e organização do AVA, gestão do tempo, de entendimento do conteúdo, ausência do contato presencial, além do tempo de resposta aos questionamentos. Como ações para qualificar o processo de aprendizagem, sugere-se: a instrumentalização dos recursos tecnológicos e organização do AVA, ferramentas de organização do tempo, ferramentas de áudio e vídeo, o auxílio dos tutores na atuação docente, a comunicação síncrona para interação e para retorno imediato, além do acompanhamento personalizado por parte dos tutores aos discentes. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/374 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789374.pdf | 7.556Mb |
View/ |
Texto completo |