Title: | Educação financeira no ensino médio: uma proposta assistida por jogos sérios |
Author: | Santicioli, Johnata Souza |
Abstract: |
Uma parcela dos consumidores brasileiros está endividada excessivamente, inadimplente ou com restrição ao crédito, e esse número tende a aumentar por conta da crise financeira e de saúde causada pela pandemia da Corona Virus Disease ou Doença do Coronavírus (COVID-19). Ademais, os jovens adolescentes brasileiros possuem um baixo índice de letramento financeiro, se comparados aos jovens de outros países que participaram do estudo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Sem considerar os problemas com pobreza e distribuição de renda do país, esse contexto evidencia o reflexo do baixo letramento e conhecimento financeiro da população brasileira. A inserção desse tema nos currículos acadêmicos representa um grande desafio para as instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), que tem como missão a formação profissional, cidadã, conectada ao mundo contemporâneo. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo avaliar a efetividade de um curso sobre educação financeira assistido por jogos sérios, como tecnologia educacional principal, para prover educação financeira aos estudantes do ensino médio. A metodologia utilizada no curso é embasada nos estágios do desenvolvimento cognitivo do letramento financeiro, elaborada com apoio da epistemologia genética de Jean Piaget. O processo implica o uso dos jogos Orçamento Consciente e Renda Passiva para simular ambientes, simplificar e apresentar, de forma lúdica, os temas fundamentais sobre a educação financeira. Esta pesquisa é aplicada quanto à sua natureza, exploratória quanto aos objetivos e de estudo de caso quanto a sua finalidade e procedimentos, os dados foram coletados por meio de questionários e analisados por meio da abordagem qualitativa. No intuito de validá-la, o curso ‘Educação Financeira através de Jogos’ foi ofertado aos alunos do ensino médio integrado no IFSul Câmpus Gravataí, por intermédio de um projeto de ensino aprovado pela Pró-Reitoria de ensino da instituição. Os resultados deste estudo confirmaram a hipótese que os jogos utilizados favoreceram a aprendizagem dos estudantes, assim como comprovaram que o curso proporcionou aos alunos conhecimentos introdutórios sobre finanças e atendeu as expectativas dos participantes e dos pesquisadores, desta forma ele pode ser expandido para outras unidades de ensino para diminuir essa importante lacuna educacional. A portion of Brazilian consumers are excessively indebted, in default or with restricted credit, this number tends to increase due to the financial and health crisis caused by the pandemic of COVID-19. In addition, young Brazilian adolescents have a low rate of financial literacy, compared to other countries that participated in the study published by the Organisation for Economic Cooperation and Development. Without considering the problems with poverty and income distribution in the country, this context highlights the reflection of the low literacy and financial knowledge of the Brazilian population. The insertion of this theme in the academic curricula represents a great challenge for the educational institutions of the RFEPCT, in particular, whose mission is professional, citizen and connected education to the contemporary world. In this context, the present project aims to evaluate the effectiveness of a course on financial education assisted by serious games, as the main educational technology, to provide financial education to high school students. The methodology used in the course is based on the stages of cognitive development of financial literacy, developed with the support of Jean Piaget’s genetic epistemology. The process implies the use of the Orçamento Consciente and Renda Passiva games to simulate environments, simplify and playfully present the fundamental themes of financial education. The present research is classified as applied as to its nature, exploratory as to the objectives and as a case study as to its purpose and procedures, the data were collected through questionnaires and analyzed through the qualitative approach. In order to validate this research, the ‘Financial Education through Games’ course was offered to high school students integrated at the IFSul - Câmpus Gravataí, through a teaching project approved by the teaching rectory of the institution. The results of the research confirmed the hypothesis that the games used favored student learning, as well as proved that the course provided students with introductory knowledge about finance and met the expectations of participants and researchers, in this way it can be expanded to other units to reduce this important educational gap. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/371 |
Date: | 2020 |
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123456789371.pdf | 2.356Mb |
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