Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Modelagem matemática como metodologia de ensino

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mamann, Ângela Teresinha W. de pt_BR
dc.contributor.advisor Giacomini, Mônica pt_BR
dc.contributor.author Weber, Caroline Ruppenthal pt_BR
dc.date.accessioned 2025-01-22T17:27:06Z pt_BR
dc.date.available 2025-01-22T17:27:06Z pt_BR
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1895
dc.description.abstract Este artigo aborda a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino e tem como objetivo geral pesquisar como esta pode contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem exploratória e explicativa na qual foram consultadas obras, livros e artigos de diversos autores brasileiros elencando a definição de modelagem, a perspectiva dos professores em relação a esta e as sugestões de atividades para uma prática pedagógica com uso da modelagem. Em síntese, a Modelagem Matemática não apenas potencializa o ensino, ela transcende a aprendizagem mecânica de fórmulas e algoritmos conectando o conteúdo matemático com situações reais, além de contextualizar e possibilitar o ensino e aprendizagem da matemática na formação de cidadãos capazes de analisar, propor soluções e tomar decisões práticas perante diversos contextos sociais e tecnológicos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Modelagem pt_BR
dc.title Modelagem matemática como metodologia de ensino pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891895.pdf 175.5Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account