dc.contributor.advisor |
Mamann, Ângela Teresinha W. de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Giacomini, Mônica |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Weber, Caroline Ruppenthal |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2025-01-22T17:27:06Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-01-22T17:27:06Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1895 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo aborda a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino e tem
como objetivo geral pesquisar como esta pode contribuir para a melhoria do ensino e
aprendizagem dos conceitos matemáticos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa
bibliográfica de abordagem exploratória e explicativa na qual foram consultadas obras,
livros e artigos de diversos autores brasileiros elencando a definição de modelagem,
a perspectiva dos professores em relação a esta e as sugestões de atividades para
uma prática pedagógica com uso da modelagem. Em síntese, a Modelagem
Matemática não apenas potencializa o ensino, ela transcende a aprendizagem
mecânica de fórmulas e algoritmos conectando o conteúdo matemático com situações
reais, além de contextualizar e possibilitar o ensino e aprendizagem da matemática
na formação de cidadãos capazes de analisar, propor soluções e tomar decisões
práticas perante diversos contextos sociais e tecnológicos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem matemática como metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |