Title: | Uso das tecnologias digitais: uma proposta para o ensino de função polinomial do 1º grau |
Author: | Garofali, Vanessa Karina |
Abstract: |
A pesquisa do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório apresenta uma forma de como propor e aplicar uma prática docente que explora um simulador como recurso para fins de despertar a curiosidade quanto ao conceito de declividade e coeficiente linear da função polinomial do 1ª grau com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do litoral norte do RS. Compreender tais conceitos proporciona aos estudantes estabelecer diferentes relações nas resoluções de problemas, além de simplesmente executar uma técnica, ou fórmula. O material proposto nessa prática docente, ancorada pelos recursos tecnológicos escolhidos (simulador disponível na Plataforma Phet, blog), é autoral, e investigativo. A condução da prática objetiva a participação do estudante não somente na resolução das atividades, mas também as dúvidas dos estudantes ao longo das aulas geram intervenções da professora com todos, como uma retomada, inclusive de uma aula para outra. Tal ação tem a finalidade de que todos os estudantes estejam se desenvolvendo com o coletivo da turma. As tecnologias digitais tanto como recurso e metodologia ativa, segundo estudiosos da área da informática na educação matemática, como Basso e Notare (2015), desencadeiam a construção do pensamento matemático. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e investigativa, em que inicialmente estudou-se os trabalhos correlatos e as potencialidades de diferentes recursos tecnológicos. Em seguida, aplica-se numa turma com 32 estudantes, em 4 períodos, decomposto em 2 encontros, durante o mês de março de 2023. Alguns resultados da pesquisa: 1) indicaram que, majoritariamente, os alunos consideraram interessantes as aulas que utilizam simuladores; 2) mostrou o progresso favorável no entendimento dos alunos em relação ao conteúdo abordado; 3) verificou-se uma postura ativa dos estudantes ao longo da resolução das atividades, inclusive uma autonomia no processo de aprendizagem; 4) o material construído com atividades investigativas para serem resolvidas no simulador é de clara interpretação dos estudantes, sendo potencializado pelo coletivo da sala de aula, mas que pode ser explorado também de forma remota. Assim, conclui-se que a pesquisa contribui para o campo da Informática na Educação Matemática ao enfatizar a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático ancorados em tecnologias digitais. The research for the final thesis project in Mathematics Education at IFRS - Campus Osório introduces an approach to propose and implement a teaching practice that utilizes a simulator as a tool to stimulate curiosity regarding the concepts of slope and linear coefficient in the first-degree polynomial function among first-year high school students from public schools in the northern coast of RS. Understanding these concepts empowers students to establish various relationships in problem-solving, going beyond mere execution of techniques or formulas. The teaching material proposed in this practice, supported by chosen technological resources (a simulator available on the Phet Platform and a blog), is original and investigative. The implementation of this practice aims to engage students not only in solving activities but also encourages them to address their questions during the lessons, leading to teacher interventions that benefit everyone, serving as a recapitulation, even from one class to another. This action is intended to ensure that all students are progressing collectively within the class. Digital technologies, both as resources and active methodologies, as emphasized by scholars in the field of mathematics education informatics like Basso and Notare (2015), trigger the development of mathematical thinking. The research methodology is qualitative, exploratory, and investigative. Initially, related works and the potential of various technological resources were studied. Subsequently, it was applied to a class of 32 students in four sessions divided into two meetings during the month of March 2023. Some research findings include: 1) indicating that the majority of students found the lessons using simulators interesting; 2) demonstrating favorable progress in students' understanding of the covered content; 3) observing an active engagement of students throughout the resolution of activities, including autonomy in the learning process; 4) the material constructed with investigative activities to be solved using the simulator is easily comprehensible to students, amplified by the classroom collective, and can also be explored remotely. In conclusion, this research contributes to the field of Mathematics Education Informatics by highlighting active student participation in the construction of mathematical knowledge, anchored in digital technologies. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1762 |
Date: | 2023 |
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1234567891762.pdf | 4.126Mb |
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